quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ecos do Grito nº 158

ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 158 –                                                                      Julho/2012

“Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”

Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as! O processo do 18º Grito dos/as Excluídos/as está na rua e as notícias dos preparativos para este ano, continuam chegando.

Ecos do Grito

Recife/PE: No dia 7 de setembro o 18º Grito Dos/as Excluído/as de Recife levará para a Praça do Carmo a Proposta de uma Agenda Comum de lutas, como o  Grito libertador por justiça e respeito aos direitos humanos e o cuidado com todos os seres da mãe Terra.
Fortaleza/CE: 05 de agosto acontece a 18ª Romaria dos/as excluídos/as, como forma de protesto e reivindicação por direitos de catadores/as do Ceará. A caminhada sairá às 16h da Paróquia Sto. Afonso, andará pelas ruas do bairro e retornará ao ponto inicial onde haverá uma celebração e encerramento. A presidenta da Rede de Catadores/as afirmou que a  Romaria acontece porque nós não temos um olhar das autoridades. Fomos abandonados pela Prefeitura de Fortaleza e pelo Estado do Ceará.
João Pessoa/PB: Dia 10 de julho, realizou a primeira reunião com o objetivo de socializar e refletir o tema do grito de 2012 com os movimentos sociais, entidades, sindicatos e ONGs e tirar encaminhamentos  para articulação do Grito. Começamos esta reunião fazendo uma retrospectiva do grito de 2011, em seguida foram sugeridos temas mais amplos, reforma agrária, refletir sobre o Estado e América Latina. Foi tirado também datas das reuniões; sugestões de eixos e equipes de trabalho. Calendário organizativo Grito/2012: 17 24,31/07; 07, 14, 21,28/08; 04  e 06/09, esta última como sugestão para o ato do grito.

Vitória/ES: Já houve várias reuniões de preparação do Grito, com várias entidades participando, a primeira se iniciou com a apresentação dos cartazes e lemas dos gritos anteriores. A proposta foi dividir  nem 4 grupos para trabalharem os seguintes temas: Violência, Grandes Projetos, Ética e Direitos Sociais. Eles tem um calendário com 2 reuniões por mês, a partir de junho para construir o 18º Grito.  

São Paulo/SP: fizeram uma proposta inicial do texto para o panfleto de convocação do Grito, que será fechado na reunião do dia 25 de julho. Segue o calendário de preparação do grito: Dias 25/07; 01, 08,15, 22, 29/08; 05/09, sempre às quartas feiras, às 9h30, na Sede da PO Metropolitana, Rua Venceslau Brás, 78, 1º andar, Centro, Sé.
A Educafro está chamando os alunos, professores e coordenadores a participarem e aprofundarem os estudos sobre o Estado e a exclusão da População Negra em preparação para o grito. Eles estão se mobilizando para participar do grito em Aparecida/SP.

Belo horizonte/MG: Na reunião do dia 27/06, foi encaminhado a realização de um Seminário de preparação do Grito para o dia 11 de agosto em Belo Horizonte. Para o ato do dia 7 de setembro, levantou-se a possibilidade de inovar no diálogo com a população, e incorporar novas formas de manifestação. A reunião do dia 11 de julho tratou dos encaminhamentos do seminário, como estrutura, temas e assessoria.
Mossoró/RN: As plenárias para preparação do Grito estão acontecendo nas terças feiras às 17 h, com uma participação bastante significativa de jovens e podemos dizer que este ano a cara do grito é da juventude.
Este ano as bandeiras do grito vão se definindo, com os pré-gritos que iremos realizar entre agosto e setembro: grito da educação, meio ambiente, grito de Apodi, grito da Juventude, grito por melhores condições de transporte públicos, grito de Jucurii e o Grito do Tranquilim, sobre a questão da moradia.

Fique por dentro:

- Estamos aguardando informações do processo do grito aí da sua localidade para socializarmos.
O Grito dos/as Excluídos/as, está com endereço nas redes sociais: facebook – gritodosexcluidos e
blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br, além do site – www.gritodosexcluidos.org). Utilizem deixem suas mensagens e como anda a preparação do grito na sua região.
A 5ª Semana Social Brasileira, está com um sitio na internet, acessem e contribuam com noticias: http://www.semanasocialbrasileira.org.br e no facebook – semanasocialbrasileira.
A 25ª Romaria dos Trabalhadores/as que acontece em Aparecida junto com o Grito, no dia 7 de setembro, terá como lema: “Mãe, 25 anos semeando saúde, moradia e trabalho digno.

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário