segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ecos do Grito nº 161

ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 161 –                                                                      agosto/2012

“Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”

Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as! O processo do 18º Grito dos/as Excluídos/as está na rua e as notícias dos preparativos para este ano, continuam chegando.

Ecos do Grito
Paranavai/PR: A Diocese de Paranavai, também já iniciou a preparação do Grito dos Excluidos.

São Paulo/SP: Dia 01/08, realizaram mais uma reunião de organização do Grito que acontece na Praça da Sé, na pauta debateram o fechamento do panfleto de divulgação; como anda os trabalhos das equipes de mística, organização, mobilização, infraestrutura. O material de divulgação do Grito já está disponível na sede da Pastoral Operária Metropolitana.

Cuiabá/MT: Dia 08/08, realizou reunião de preparação do Grito, como parte da semana da cidadania.

Baião/PA: De 06 a 08/06/2012, aconteceu um encontro da Pastoral da Juventude, e dentre a pauta estava a preparação do Grito dos Excluidos. Entre os dias 05 a 07/09, acontecerão várias atividades na região Tocantina. A programação fica dia 05/09 – às 18h, missa de abertura do setor 2 (composta pelas cidades Baião, Mocajuba, Igarapé Miri, Paróquia N. Sra. do Carmo, Vila do Carmo), depois farão uma mesa redonda com representantes das cidades. Dia 06/09, café com as famílias, visitas na cidade, concentração às 14h no salão paroquial e ato público às 15h. Saída em caminhada na PA 151 para Mocajuba. Dia 07/09, continuam em caminhada até a cidade de Mocajuba, onde realizam um ato público. Às 20h, farão um debate sobre a temática do Grito.

Montes Claros/MG: Dia 13/08, às 18h30, na Casa da Pastoral acontece reunião em preparação da 5ª Semana Social Brasileira e o Grito dos Excluídos. De 01 e 02/09 – Seminário da 5ª Semana Social Brasileira e preparação para o 19º Grito dos Excluídos na cidade.

Belo Horizonte/MG: Belo Horizonte/MG: Dia 11/08, das 8h às 13h, na Escola Estadual Paulo Mendes Campos, no bairro Floresta, a metodologia de trabalho será em oficinas que debaterão as temáticas: criminalização da pobreza; Privatizações, PPP´s; Saúde e Agrotóxicos; Violência Contra Mulher; Eleições e corrupção; Reforma Urbana; Defesa do meio ambiente e mineração; Educação e Cultura. Dia 07/09, às 8h, será a concentração para o Grito dos Excluídos.

Vitória/ES: As reuniões de preparação do grito estão acontecendo, já divulgaram o material do Grito da Arquidiocese de Vitória. O Grito será no dia 07/09, concentração às 8h, Na Rua Afonso Sarlo entre o Instituto Braile e o DNIT, bairro Jesus de Nazaré, caminhada até à Assembléia Legislativa.

Amapá: As preparações do Grito já acontecem em pelo menos 08 municípios do Estado:
Oiapoque, no extremo norte, fronteira com Guiana Francesa; Claçoene, Amapá e Pracuuba, localidade Flexal; Porto Grande, Ferreira Gomes; Laranjal do Jari e Vitoria do Jari; Macapá, capital realizou reunião dia 06/08; Santana, realizarão o grito em uma Paróquia.

Itapetinga/BA: Dia 17/08, às 19h, no centro Paroquial São José, acontece uma reunião do Fórum do Grito dos Excluidos da cidade, para motivação e preparação do grito. 

Mossoró/RN: Dia 07/08, realizaram mais uma reunião de preparação do Grito. Os pré-gritos estão animando os preparativos para 7 de Setembro. O próximo será o Pré-Grito da Educação.

Ceará: O Regional Nordeste I, que compreende o Estado do Ceará, fez um calendário de atividades de articulação e formação do Grito e da 5ª Semana Social Brasileira. No dia 17 de maio aconteceu o Encontro Estadual de articulação do Grito. De 1 a 6 de Setembro acontecem pré-gritos e regiões episcopais. No dia 07/09, acontece o Grito dos Excluídos. 

Limoeiro do Norte/CE: As reuniões de preparação estão acontecendo, e já prepararam um roteiro com 4 Encontros em preparação para o Grito dos Excluidos do Vale do Jaguaribe, região onde está a cidade. Dia 26/08, aconteceu a Mobilização Grito dos Excluídos Paróquia de Morada Nova e preparação da 5ª SSB. De 01 a 06/09, Pré-Grito nas paróquias – Estudo Roteiro de Encontros. Dia 07/09, Mobilização do Grito dos Excluidos.

Fortaleza/CE: De 01 a 06/09, Pré-Gritos Regiões Episcopais Arquidiocese de Fortaleza. Dia 07/09, Mobilização do Grito.

Atenção Articuladores:

Estamos aguardando o retorno com informações: da data, horário e local do Grito dos Excluidos; nome e telefone da pessoa que terá contato para o dia 07/09; nome/telefone/email da assessoria de imprensa da sua cidade. Prazo 24/08.
Atenção -  Estamos aguardando informações do processo do grito aí da sua localidade para socializarmos.
Contamos mais uma vez com a colaboração e apoio de todos.

Fique por dentro:

O Grito dos/as Excluídos/as, está com endereço nas redes sociais: facebook – gritodosexcluidos e blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br, além do site – www.gritodosexcluidos.org). Utilizem deixem suas mensagens e como anda a preparação do grito na sua região.

Agende-se

11/08 – Seminário Estadual em preparação do Grito dos/as Excluídos/as em Belo Horizonte/MG.
18/08 – Na cidade de São Paulo no auditório das Edições Paulinas acontece seminário debatendo o tema: Estado para que e para quem?
19/08 – 26ª Romaria da Terra do Paraná – tema: Diversidade camponesa cuida da terra e promove a vida.
26/08 – No Assentamento Horto dos Aimorés, em Bauru realiza-se a 14º Romaria da Terra e das Águas do Estado de São Paulo. Trabalhará a temática - Terra e Água: Dom de Deus, Direito de todos/as. Direitos, Dignidade e vida, em busca da Sociedade do Bem Viver.
30/08 – Será realizada a coletiva Nacional do 18º Grito dos/as Excluídos/as, na sede do Regional da CNBB Sul I –SP.
5ª SSB – Estado para quê e para quem? O processo está ligado ao tema do 18º Grito, por isso vamos somar forças. Fica como sugestão para o pós grito, um compromisso de continuidade com a 5ª SSB.

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário