quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ecos do Grito nº 160

ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 160 –                                                                                                                                                                                                           agosto/2012

“Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”

Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as! O processo do 18º Grito dos/as Excluídos/as está na rua e as notícias dos preparativos para este ano, continuam chegando.

Ecos do Grito

“....O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular que todos os anos leva para as ruas de diversas cidades brasileiras pessoas e grupos comprometidos com as causas dos excluídos/as. A mobilização tem três sentidos principais: denunciar o modelo político e econômico que concentra riquezas e renda e condena milhões à exclusão social; tornar público o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome; e propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social com a participação ampla de todos os cidadãos e cidadãs...”. (Adital)
São Paulo/SP: No dia 07/09 um dos Gritos terá concentração na Praça Osvaldo Cruz, às 9h, e seguirá em caminhada pela Av. Brigadeiro Luiz Antonio até o Monumento das Bandeiras no Parque do Ibirapuera onde acontece o Grito.

Belo Horizonte/MG: Em Belo Horizonte o processo do Grito terá um momento importante no  dia 11/08. Acontecerá o Seminário de preparação, onde trabalharão em oficinas; criminalização da pobreza; Privatizações, PPP´s; Saúde e Agrotóxicos; Violência Contra Mulher; Eleições e corrupção; Reforma Urbana; Defesa do meio ambiente e mineração;Educação e Cultura e o ato do dia 7/09 com concentração às 8h.

Salvador/BA: Dia 17/07, a Ação Social Arquidiocesana realizou  a primeira reunião de preparação para o Grito em Salvador.

Mossoró/RN: Dia 31/07 aconteceu a 6º plenária do Grito, fizeram a avaliação do Pré-grito em Apodi, que foi  bastante positiva com os objetivos de chamar atenção da sociedade e do governo que o povo vai resistir e não vai abandonar suas terras, suas lutas, vidas e cultura. Houve a participação de muitos jovens que vem pela primeira vez.  No dia 01/08/12, está marcado, o seminário de  formação onde estaremos debatendo o tema do grito seus objetivos, a conjuntura, a participação popular, sendo um momento de obtermos conhecimentos para melhor entendermos o  grito. A equipe de organização está marcando vários eventos; Dia 06/08 às 17hs. oficina de produção do material; 08/08, panfletagem e mobilização na feira do livro, como motivação para o Pré - Grito da Educação.

Teresina/PI: Dia 14/08, o Forum Regional das Pastorais Sociais vai realizar o “Dia D do Grito”, para reivindicar, protestar e compartilhar.
Fique por dentro:

Atenção -  Estamos aguardando informações do processo do grito aí da sua localidade para socializarmos.
O Grito dos/as Excluídos/as, está com endereço nas redes sociais: facebook – gritodosexcluidos e blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br, além do site – www.gritodosexcluidos.org). Utilizem deixem suas mensagens e como anda a preparação do grito na sua região.

Agende-se

11/08 – Seminário Estadual em preparação do Grito dos/as Excluídos/as em Belo Horizonte/MG.
18/08 – Na cidade de São Paulo no auditório das Edições Paulinas acontece seminário debatendo o tema: Estado para que e para quem?
19/08 – 26ª Romaria da Terra do Paraná – tema: Diversidade camponesa cuida da terra e promove a vida.
26/08 – No Assentamento Horto dos Aimorés, em Bauru realiza-se a 14º Romaria da Terra e das Águas do Estado de São Paulo. Trabalhará a temática - Terra e Água: Dom de Deus, Direito de todos/as. Direitos, Dignidade e vida, em busca da Sociedade do Bem Viver.
30/08 – Será realizada a coletiva Nacional do 18º Grito dos/as Excluídos/as, na sede do Regional da CNBB Sul I –SP.
5ª SSB – Estado para quê e para quem? O processo está ligado ao tema do 18º Grito, por isso vamos somar forças. Fica como sugestão para o pós grito, um compromisso de continuidade com a 5ª SSB.

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário