segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ecos do Grito nº 163

ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 163                                                                        agosto/2012

“Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”

Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as! O processo do 18º Grito dos/as Excluídos/as está preparando as gargantas e as notícias para este ano circulam rápido, pois setembro está próximo.

Ecos do Grito

Paranavai/PR: Dia 07/09, acontece o pré-grito junto com o desfile oficial. Dia 15/09, acontece o Grito na Rua Manoel Ribas e Getúlio Vargas, terminando no pátio da Prefeitura.

Belo Horizonte/MG: O seminário de preparação do Grito ocorrido no dia 11/08, contou com a participação de 120 pessoas, vindas do Estado e que saíram empolgados e comprometidas com a realização do Grito.

Bonfim/BA: Dia 06/08, o Assentamento Serra Verde, sediou o seminário da 5ª Semana Social Brasileira, promovido pelas pastorais sociais. Avaliaram que o Grito dos Excluídos contribuiu para a realização das semanas sociais na diocese de Bonfim, e articular as mais de mil comunidades eclesiais de base na região. Elaboraram cartilhas que foram multiplicadas por todas as paróquias e os debates se deram desde as comunidades até os municípios, culminando com uma grande conferência a nível diocesano, com oficinas de debates temáticos e a promoção de uma feira de economia solidária.  

Gandu/BA: Já iniciaram o processo de preparação do Grito na cidade.

Itabuna/BA: As reuniões de organização do grito estão acontecendo.

Garanhuns/PE: Dia 20/08, acontece mais uma reunião de preparação do Grito, estão discutindo a união do Grito à Marcha Contra a corrupção, refletindo a importância das eleições e de uma Política do Bem Comum. Na Semana da Pátria, acontecerão visitas às rádios da cidade e comunidades convidando a população . Dia 07/09, realizarão uma celebração na Igreja N. Sra. do Perpetuo Socorro, no Arraial, e sairão em caminhada logo após.

Pesqueira/PE:  Dia 22/08, às 19h, acontece uma reunião, no Seminário São José,  onde definirão a programação do Grito. Dia 01/09, realizarão o Grito na Diocese de Pesqueira. O objetivo é que o grito se constitua de fato em oportunidade de animação e profecia, para dar visibilidade aos excluídos e apontar caminhos alternativos.

Recife/PE: Dia 11/08, aconteceu o Seminário de Formação e Organização do Grito, estão com um blog www.gritodosexcluidospe.blogspot.com.br. Dia 04/09, acontecerá um pré-grito na Rua Sete de Setembro, para chamar atenção da sociedade e convidá-la a participar do dia 07/09. Dia 07/09, a concentração será na Praça Oswaldo Cruz, onde segue pela Avenida Conde da Boa Vista e Guararapes até o pátio da Igreja Nossa Senhora do Carmo, o grito acontece na cidade pela 18ª vez.

João Pessoa/PB: As reuniões de preparação do Grito estão acontecendo todas as terças feiras, às 14h, no Sintricom-JP, onde estão aproveitando para debatendo os eixos do Grito.

Parelhas/RN:  A Diocese de Caicó, está mobilizando para o Grito Diocesano, que será no dia 07/09, onde sairão em caminhada pelas ruas para gritar por direitos e pela vida.

Limoeiro do Norte/CE: Organizou uma cartilha de formação com encontros para preparação do Grito. O material está disponível no blog do Grito. www.gritoexcluidos.blogspot.com.br

Manaus/AM:  Dia 05/08, a Arquidiocese de Manaus, através da  Área Missionária Santa Catarina de Sena, com as Areas missionárias de São Sebastião, São Benedito, São Paulo Apostolo,  se reuniram na zona sul da cidade, na Praça de Petropolis, onde realizou o Pré-Grito dos Excluidos, saíram em caminhada reivindicando melhorias na segurança, saúde, educação, saneamento básico, água, energia elétrica e denunciar o desvio de dinheiro público, falta de investimentos em políticas públicas e corrupção na cidade. Realizaram teatro, músicas, danças e encerraram com uma celebração.

Jufra Brasil, chama a juventude para participar e contribuir na organização do Grito pelo Brasil.

Educafro, chama para participar do Grito em Aparecida.

Atenção Articuladores:

Atenção -  O site do grito está atualizado com todas as noticias, materiais (jornais, cartazes, ecos do grito e histórico atualizado)

Lembramos: Estamos aguardando o retorno com informações: da data, horário e local do Grito dos Excluídos; nome e telefone da pessoa que terá contato para o dia do Grito; nome/telefone/email da assessoria de imprensa da sua cidade. Prazo 25/08.

Fique por dentro:

O Grito dos/as Excluídos/as, está com endereço nas redes sociais: facebook – gritodosexcluidos e blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br, além do site – www.gritodosexcluidos.org. Utilizem deixem suas mensagens e como anda a preparação do grito na sua região.

Agende-se

18/08 – Na cidade de São Paulo no auditório das Edições Paulinas acontece seminário debatendo o tema: Estado para que e para quem?
19/08 – 26ª Romaria da Terra do Paraná – tema: Diversidade camponesa cuida da terra e promove a vida.
20 a 22/08 - Encontro Unitário dos Trabalhadores e Trabalhadoras, Povos do Campo, das Águas e das Florestas: Por Reforma Agrária , Território , Terra e Dignidade. Parque da Cidade/Brasília -DF
26/08 – No Assentamento Horto dos Aimorés, em Bauru realiza-se a 14º Romaria da Terra e das Águas do Estado de São Paulo. Trabalhará a temática - Terra e Água: Dom de Deus, Direito de todos/as. Direitos, Dignidade e vida, em busca da Sociedade do Bem Viver.
30/08 – Será realizada a coletiva Nacional do 18º Grito dos/as Excluídos/as, na sede do Regional da CNBB Sul I –SP.

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário