sábado, 25 de agosto de 2012

Ecos do Grito nº 165


ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 165 –                                                                      agosto/2012

“Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”

Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as! O processo do 18º Grito dos/as Excluídos/as está preparando as gargantas e as notícias para este ano, circulam rápido pois setembro está próximo.


Ecos do Grito

Garanhuns/PE:  Dia 07/09, às 8h, concentração e  Missa na Igreja de N. Sra Pérpetuo Socorro; às 9h, sairão em caminhada até a Avenida Santo Antônio.

Aparecida/SP: Dia 07/09, às 9h15, acontece o momento do Grito, em frente ao Santuário Nacional,   juntamente com as atividades da 25ª Romaria dos/as Trabalhadores/a, que tem inicio às 6h, com a concentração no Porto de Itaguaçú de onde saem em caminhada até a Basílica, participam do momento do Grito, e às 10h30, acontece a Celebração da  Romaria do Trabalhador.

Belo Horizonte/MG: Dia 20/08, aconteceu reunião de preparação. Dia 27/08, acontecerá a próxima reunião dando continuidade a preparação. Dia 05/09, acontece Coletiva de Imprensa, na Casa dos Jornalistas. Dia 06/09, acontece à entrega do Documento manifesto do Grito, que será entregue para o Presidente da Assembléia Legislativa e para lideranças e no dia 07/09, o 18C Grito ecoa por ruas e praças de BH.

Araçuaí/MG: Dia 18/08, aconteceu a 1ª Encontro de preparação do Grito,  onde colocaram os objetivos do Grito para fortalecer a mobilização dos diversos atores que atuam na região; o grito como momento privilegiado para resgatar a utopia da Esperança e articulação das lutas do Vale do Jequitinhonha. Dia 01/09, acontecerá à próxima reunião de preparação. Dia 07/09, será o Grito. Nas Dioceses de Araçuaí e Almenara o Grito será um processo continuo.

Governador Valadares/MG: As reuniões de preparação já estão acontecendo na cidade.

Salvador/BA: Dia 17/07, aconteceu a 1ª reunião de preparação para o Grito. Dia 11/08, aconteceu um encontro de animadores. Dia 31/08, acontece à abertura da Semana Social que acontecerá até o Dia 07/09, encerrando com o Grito.

João Pessoa/PB: O Processo do Grito já deu um bom tempo. Dia 21/08, acontece uma reunião da comissão de preparação do Grito.

Campina Grande/PB: As reuniões de preparação do Grito estão acontecendo todas as quintas feiras do mês de agosto, sempre às 19h30, a última foi no dia 23/08, no Secretariado Diocesano.

Teresina/PI: O Fórum Regional das Pastorais Sociais e vários movimentos e organismos da Igreja, já realizaram 4 reuniões de preparação do Grito. Dia 21/08, realizou o pré-grito para articular e mobilizar às comunidades da Paróquia da Vila Operária, explicando o tema  e os eixos do Grito. Dia 05/09, às 9h, na Praça Rio Branco, realizarão uma “Rádio Calçada”, momento para ouvir a população e suas reivindicações. Dia 07/09, será o dia do Grito.

Manaus/AM: Dia 05/08, às 14h, aconteceu o Pré-Grito, os moradores se concentraram na praça de Petrópolis com faixas, cartazes e palavras de ordem. O objetivo do Pré-Grito foi reivindicar melhorias na segurança pública, saúde, educação, saneamento básico, água, energia elétrica e denunciar o desviou de dinheiro público, falta de investimentos em políticas públicas. Lembrou a temática do Grito, a caminhada envolveu sete comunidades que compõem a Área Missionária Santa Catarina de Sena, encerraram o Pré-Grito com uma celebração especial.
Dia 26/08, às 14h, acontece o Pré-Grito na Área Missionária São Francisco Ceb, Nossa. Sra. Aparecida Setor 9.

05ª Romaria a Pé a Aparecida/SP: Dia 01/09 sairão da Comunidade Cristo Operário/Mauá, até Aparecida onde chegarão no dia 07/09, para participar da 25ª Romaria dos Trabalhadores e do 18º Grito dos Excluídos.


Atenção Articuladores:

Atenção -  O site do grito está atualizado com todas as noticias, materiais (jornais, cartazes, ecos do grito e histórico atualizado)

Lembramos: Estamos aguardando o retorno com informações: da data, horário e local do Grito dos Excluidos; nome e telefone da pessoa que terá contato para o dia do Grito; nome/telefone/email da assessoria de imprensa da sua cidade. Com Urgência.

Fique por dentro:
O Grito dos/as Excluídos/as, está com endereço nas redes sociais: facebook – gritodosexcluidos e blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br, além do site – www.gritodosexcluidos.org). Utilizem deixem suas mensagens e como anda a preparação do grito na sua região.

Agende-se
30/08 – Será realizada a coletiva Nacional do 18º Grito dos/as Excluídos/as, na sede do Regional da CNBB Sul I –SP.

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário