sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ecos do Grito nº 166


ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 166 –                                                                      agosto/2012

“Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”

Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as! O processo do 18º Grito dos/as Excluídos/as está preparando as gargantas e as notícias para este ano, circulam rápido pois setembro está próximo.

“O Grito dos Excluídos completa sua maturidade na construção daquela que é, sem dúvida, a maior manifestação unitária nacional por um Estado a serviço da Nação, por um Projeto de Brasil onde seu povo possa retomar o destino de nossa sociedade em suas mãos. É, portanto, o momento de investirmos naquilo que nos unifica contra aqueles que querem manter um projeto de desenvolvimento voltado aos donos do poder”. Grito de Recife/PE.
Ecos do Grito

Saudade/SC:  Dia 19/08,  os jovens da Pastoral da Juventude das cidades de Madelo,  Pinhalzinho e Saudades, se reuniram para dar encaminhamento na organização do Grito, que será realizado na cidade de Pinhalzinho às 8h, concentração e  Missa na Igreja de N. Sra Pérpetuo Socorro; às 9h, sairão em caminhada até a Avenida Santo Antônio.

Curitiba/PR: Houve uma celebração de aquecimento, para preparar o Grito  na Comunidade 23 de agosto. Local onde  acontecerá o ato Grito, no dia 07/09.

Foz de Iguaçu/PR: O Grito acontece dia 7/09. A concentração será às 9h na Av. Paraná,  entrarão no desfile Oficial.

São Paulo/SP: Dia 03 de setembro às 6h da manhã, haverá panfletagem nas estações do Metro.
Campinas/SP: Dia 13/08, Discussão Grito dos Excluídos-funcionários do CEPROMM Peça de teatro. Dia 26/08, oficina de debate. Dia 29/08, Discussão e Oficina Grito dos Excluidos. Dia 05/09, no período da manhã e tarde pré gritos nas comunidades Jardim Itatinga e cidade Singer. Dia  07/09, manifestação do Grito dos Excluidos nas ruas do Centro da Cidade.
Pós Grito, De 10/09 a 10/10, concurso de texto e desenho – Grito dos Excluidos - para criança e adolescentes. 18/10 escolha e premiação dos vencedores.

Salto/SP: Aconteceu dia 25/08 na Paróquia N. Senhora da Aparecida o Pré grito. O ato do dia 7/09 acontecerá na Catedral N.Senhora do Desterro, na cidade de Jundiaí.

Santos/SP: O Grito da Baixada Santista, como ocorreu no ano passado acontecerá na cidade de Santos.

Belo Horizonte/MG: Dia 07/09, a concentração será na Pça da Estação às 8h e seguirá pelas ruas Guaicuruz – Curitiba – Praça da Rodoviária -  Av. Afonso Pena – Pça  Sete. 

Mariana/MG: dia 07/9, a concentração será na Praça da Matriz de N. Senhora da Conceição a partir da 8h e depois caminhada pelo centro da cidade em direção à Basílica de Bom Jesus, onde haverá uma missa para o encerramento.

Itabuna/BA: Distribuiu um manifesto assinado por várias entidades, denunciando a violência  a corrupção, o grande número de homicídios 200 por ano,  a situação precária da saúde, dentre tantos outros descasos dos governantes. 

Palmeira dos Índios/AL: Plenária do Grito: 05 a 07/9, na programação haverá uma análise de conjuntura, retrospectiva da caminhada do grito e troca de experiências,educação popular e trabalho de base, místicas, animação e preparar . Dia 7 terá a concentração no bairro Cafurna na Pça do Xafaris e caminhada pelas ruas da cidade, com muitas faixas,cartazes,bandeiras, teatro etc. No término haverá uma celebração ecumênica.

Recife/PE: Haverá várias atividades, de 3 a 6/09 – Grito das mulheres, da saúde,Educação e terminam com o grito pela luta! Seminário contra a criminalização da luta e pelo direito de greve e a  mobilização do grito. Dia  7 haverá uma grande marcha do grito, com concentração na Pça Oswaldo Cruz às 8h. Acompanhem as noticias também pelo blog, www.gritodosexcluidospe.blogspot.com.br.

João Pessoa/PB: O Grito acontecerá dia 06/09, começa com a concentração às 14h no cassino da Lagoa.

Natal/RN: As atividades da semana começam dia 01/9, com a  coletiva de imprensa às 9h30 e nesse dia haverá um Seminário do 18º Grito dos/as Excluídos/as – dialogando com a 5ª SSB, dia 6/9 uma vigília do Grito, das 18 a 21h.
Laranjal do Jarí/AP: dia 7/9 pela manhã, Concentração na beira do rio Jarí, a caminhada terá 4 paradas e reflexões sobre: Saúde e Meio Ambiente - Educação- Participação no processo eleitoral- Denúncia e Combate à corrupção a nível municipal, estadual e de Brasil. Na chegada, celebração, com canto do hino nacional e destaque para as bandeiras do município, do Amapá, do Brasil.Partilha de frutas e comidas regionais, oferecidas pelas comunidades. Ao longo da caminhada haverá encenações e animação à cargo da PJ.
Vitória do Jarí/AP: O Grito é articulado pelas comunidades.
Ferreira  Gomes/AP: O Grito será dia 7 pela  manhã, com destaque e denúncia dos impactos provocados pelas hidrelétricas. Será articulado pelas irmãs e comunidades. Haverá caminhada pelas ruas e encerramento com celebração.
Porto Grande/AP: Manhã do dia 7, com destaque e denúncia dos impactos provocados pelas hidrelétricas. Articulado pelas comunidades. Haverá caminhada pelas ruas e encerramento com celebração.
Calçoene/AP: Dia 9/9: articulado pelas comunidades, pastorais, irmãs. Haverá caminhada e celebração.
Amapá/AP: Dia 8/9: 16h00. A concentração será próximo ao bairro Universidade, local onde, em fevereiro, foram despejadas cerca de 100 famílias e várias casas foram destruídas. O ato será feito em solidariedade a estas famílias e o combate à corrupção eleitoral. Articulado por comunidades, paróquia, pastorais, com a participação de espíritas e grupos de hip-hop.
Flexal (Pracuuba)/AP: Dia 15/9, Será feito um encontro com assentados e moradores das proximidades. Assuntos do Grito e combate à corrupção eleitoral. Articulado pela comunidade local.
Oiapoque/AP: O Grito é realizado durante o desfile, junto com as escolas.
Atenção Articuladores:
Atenção -  O site do grito está atualizado com todas as noticias, materiais (jornais, cartazes, ecos do grito e histórico atualizado)

Lembramos: Estamos aguardando o retorno com informações: da data, horário e local do Grito dos Excluidos; nome e telefone da pessoa que terá contato para o dia do Grito; nome/telefone/email da assessoria de imprensa da sua cidade. Com Urgência.

Fique por dentro:
O Grito dos/as Excluídos/as, está com endereço nas redes sociais: facebook – gritodosexcluidos e blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br, além do site – www.gritodosexcluidos.org. Utilizem deixem suas mensagens e como anda a preparação do grito na sua região.

Agende-se
30/08 – Será realizada a coletiva Nacional do 18º Grito dos/as Excluídos/as, na sede do Regional da CNBB Sul I –SP.

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário