quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ecos do Grito nº 159

ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 159 –                                                                      Julho/2012

“Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”

Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as! O processo do 18º Grito dos/as Excluídos/as está na rua e as notícias dos preparativos para este ano, continuam chegando.

Ecos do Grito

Santa Maria/RS: De 13 a 15/07, aconteceu a 8ª FEISOL, Feira de Economia Solidária, onde realizaram o lançamento do 18º Grito dos Excluídos com a presença de movimentos populares, igrejas, pastorais sociais e sindicatos, contou com a presença de grupos de teatro, catadores, cantores. Realizaram ainda o Seminário da 5ª Semana Social Brasileira, onde participaram 60 pessoas vindas de 08 dioceses (Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Bagé, Pelotas, Passo Fundo, Porto Alegre, Cachoeira e Cruz Alta. No momento de lançamento do Grito foram divulgados os compromissos assumidos no seminário da 5ª SSB onde todos se comprometeram em realizar o Grito no dia 07 de setembro.

Criciúma/SC: Dia 04/07, cerca de 90 pessoas de diversas paróquias da Diocese de Criciúma, participaram do Seminário de Preparação da 5ª Semana Social Brasileira e Grito dos Excluídos, e encaminharam que as paróquias deverão organizar-se e prepararem o Grito durante a Semana da Pátria de 01 a 07 de setembro.
São Paulo/SP: Dia 25/07, realizaram mais uma reunião de organização do Grito  estão preparando um texto para  o manifesto do Grito. Decidiram que o ato do grito será dia 07/09, concentração na Praça da Sé, às 10h, e seguirão em passeata até o Memorial do Ipiranga.

Vitória/ES: As reuniões de preparação do Grito da cidade, estão contando com a participação de mais de 50 pessoas, sendo momento de articulação e motivação das pastorais e movimentos, o processo  está animador.

Belo Horizonte/MG: Dia 11/07/2012, realizaram a 5ª reunião de preparação do Grito, onde estão organizando o Seminário da 5ª Semana Social Brasileira onde irão debater o tema o Estado pra que? Estado para quem? E farão rodas de conversa onde trabalharão as temáticas 1-Criminalização dos Movimentos e o Aparato Repressor do Estado; 2-Privatizações, PPP´s e Tarifas Públicas; 3-Saúde e Agrotóxicos; 4-Violência Contra Mulher: A questão social de Gênero; 5-Corrupção e Voto Consciente: Eleições 2012; 6-Reforma Urbana; 7-A Copa do Mundo e seus impactos; 8-Defesa do Meio Ambiente, suas riquezas e a Mineração; 9-Educação e Cultura. No dia 25 de julho aconteceu outra reunião.

Itapetinga/BA: Dia 24/07, realizou reunião para articular o grito e decidiram promover no dia 07/08, um fórum de discussão dos movimentos sociais para discutir sobre “A experiência do Grito e a conquista do projeto social popular para o país” , o objetivo é focalizar os objetivos e proposta do grito, traçar paralelo entre o modelo de sociedade atual e um projeto popular e promover maior articulação e integração entre os movimentos sociais do município e fortalecer as lutas.

Campina Grande/PB: Dia 26/07, realizou reunião de preparação do Grito e da semana social brasileira,

João Pessoa/PB: As reuniões de preparação do Grito estão acontecendo todas as terças feiras, às 14h. No último dia 24/07, fizeram um repasse da 2ª reunião de 17/07, onde socializaram o objetivo geral e específico e os encaminhamentos de organização do grito, eixos e equipes de trabalho. Definiram que o Grito será no dia 06/09, concentração às 14h, na Lagoa, e estão discutindo o itinerário e os eixos temáticos serão, 1-Violência de Gênero e homofóbica e infanto juvenil; 2-Reforma Agrária, Meio Ambiente e Soberania Alimentar; 3-Memória, Mística, Justiça e Verdade; 4-Estado, Democracia e Desenvolvimento; 5-Políticas Públicas de direitos: Saúde, Educação, Moradia, Trabalho e Segurança; Tiraram um calendário organizativo do Grito: 31/07-Reorganização das equipes de trabalho e dos eixos; 07/08-Violência de Gênero, homofóbica e infanto juvenil; 14/08- Reforma Agrária, Meio Ambiente e Soberania Alimentar; 21/08-Memória, Mística, Justiça e Verdade; 28/08, Estado, Democracia e Desenvolvimento (sociedade), e Políticas Públicas de direitos: Saúde, Educação, Moradia, Trabalho e Segurança; 04/09-últimos encaminhamentos do Grito; 06/09-Grito, concentração na Lagoa, às 14h.

Mossoró/RN: As plenárias para preparação do Grito estão acontecendo nas terças feiras às 17 h. Dia 20/06, realizaram o 1º pré-grito da Cultura. Dia 25/07, o 2º pré-grito em Apodi.

Teresina/PI: Dia 17/07, realizou a plenária preparatória do Grito onde começaram dividir as tarefas de organização e divulgação do grito nas escolas Petrônio Portela e Firmina Sobreira e no Conselho de Segurança Pública e redes sociais. Agendaram duas datas de divulgação especifica para os dias: 20 a 22/07, no Encontro da Recid. Dia 14/08, atividades nas Paróquias da Vila Operária (divulgação do Grito durante as missas) e Segunda Plenária do Grito dos Excluidos no auditório da FETAG.

Fique por dentro:

- Estamos aguardando informações do processo do grito aí da sua localidade para socializarmos.
O Grito dos/as Excluídos/as, está com endereço nas redes sociais: facebook – gritodosexcluidos e
blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br, além do site – www.gritodosexcluidos.org). Utilizem deixem suas mensagens e como anda a preparação do grito na sua região.

Agende-se

19/08 – 26ª Romaria da Terra do Paraná – tema: Diversidade camponesa cuida da terra e promove a vida

5ª SSB – Estado para quê e para quem? O processo está ligado ao tema do 18º Grito, por isso vamos somar forças. Fica como sugestão para o pós grito, um compromisso de continuidade com a 5ª SSB.

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira

Um comentário:

  1. Olá,

    No próximo dia 11 de Agosto teremos o Seminário de Formação e Organização do Grito dos Excluídos em Recife-PE. Estamos também com um blog na net para mais informações: http://gritodosexcluidospe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir