quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ecos do Grito nº 157

ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 157 –                                                                      Julho/2012

“Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”

Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as! O processo do 18º Grito dos/as Excluídos/as está na rua e as notícias dos preparativos para este ano, continuam chegando.
Ecos do Grito
Porto Alegre/RS: Dia 14/06, realizou a primeira reunião ampliada com pastorais, movimentos e pastorais sociais para articulação do Grito. Em 15/07, durante a feira de Economia Solidária (de 13 a 15 de julho), em Santa Maria, das 8h30 às 12h, acontece um Seminário sobre a 5ª Semana Social Brasil, onde ao final irão realizar o lançamento do 18º Grito.

Curitiba/PR: Dia 27/07, acontece a próxima reunião de preparação do Grito, às 19h, na Associação de moradores da Vila 23 de Agosto. Já tem indicativo de gritos nos bairros Guarituba em Piraquara, no bairro Tanguá em Almirante Tamandaré, e na comunidade 23 de agosto.

São Paulo/SP: As reuniões de preparação dos Gritos da Sé e da Moradia, já se iniciaram:
O Grito da Sé, já realizou a primeira reunião no dia 02/07, onde realizou um resgate do histórico do Grito, recuperaram a proposta de organização de um seminário formativo. Ficou indicativo de ampliar a participação das pastorais sociais que compõem o Fórum, ampliar a presença de organizações sindicais, populares e culturais. Próxima reunião será no dia 11/07, e pauta dividida em duas etapas, apresentação das organizações; aprofundamento do tema do grito a partir do jornal do grito; discussão da articulação, motivação e mobilização. Segue o calendário de preparação do grito: Dias 11 e 25/07; 01, 08,15, 22, 29/08; 05/09, sempre às quartas feiras, às 9h30, na Sede da PO Metropolina, Rua Venceslau Brás, 78, 1º andar, Centro, Sé.

Jundiaí/SP:  Dia 28/06,  a Pastoral Fé, Política e Cidadania, Cáritas Diocesana e representantes de Pastorais Sociais se reuniram na Cúria Diocesana, para planejamento de atividades de celebração e manifestação para o Grito no dia 07/09. Realizaram uma memória de como foi a atividade do 1º Grito na cidade em 2011, e  iniciou o planejamento, onde apontarou-se que será mantido o formato anterior, com a celebração presidida por Dom Vicente Costa na Catedral, às 15h, e manifestação das entidades parceiras da Pastoral e da Cáritas no coreto atrás da Catedral. E duas apresentações culturais: os meninos do tambor (projeto social comunitário) e roda de capoeira.    

Salto/SP: Dia 26/08, realizarão o 3º Pré-Grito em Salto, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, a programação dia, consta exibição de um filme debate, caminhada dos Mártires, celebração Eucarística do Grito, manifestações das organizações e noite cultural. O próximo encontro para organização do Grito, será dia 06/07, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Cecap).
Olinda/PE: Nos dias 15 à 17/06, realizou no Recanto dos Pescadores, o Encontro Regional dos Articuladores da 5ª SSS e do 18º Grito, tiveram a participação de 25 pessoas, representantes das Dioceses do NE II (Palmares/AL, Guarabira/PB, Petrolina/PE, Caicó/RN, Campina Grande/PB, Garanhuns/PE, Recife/PE, Natal/RN).
Dia 06/07, o Fórum Dom Hélder Câmara, realizará o forró do Grito, momento de confraternização entre os agentes pastorais e militantes sociais regado a alegria e forró, além de ser atividade para garantir recursos a realização do 18º Grito, da região metropolitana do Recife.

Mossoró/RN: Dia 03/07, realizou a plenária de construção do Grito.

Teresina/PI: O Fórum das Pastorais Sociais/CNBB, NE IV, Piauí, que faz parte da equipe de organização do grito do Estado, preparou um roteiro em preparação ao Grito dos Excluídos, para utilizarem como material de articulação do Regional NE IV, segue anexo ao Ecos do Grito 157.

Fique por dentro:

- Estamos aguardando informações do processo do grito aí da sua localidade para socializarmos.
O Grito dos/as Excluídos/as, está com endereço nas redes sociais: facebook – gritodosexcluidos e
blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br, além do site – www.gritodosexcluidos.org). Utilizem deixem suas mensagens e como anda a preparação do grito na sua região.
A 5ª Semana Social Brasileira, está com um sitio na internet, acessem e contribuam com noticias: http://www.semanasocialbrasileira.org.br/ e no facebook – semanasocialbrasileira.
A 25ª Romaria dos Trabalhadores/as que acontece em Aparecida. Junto com o Grito, no dia 7 de setembro, terá como lema: “Mãe, 25 anos semeando saúde, moradia e trabalho digno.

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário