quinta-feira, 12 de julho de 2012

Sugestões de Como Organizar o Grito

- Onde não há uma equipe organizadora/animadora, então contribuia para sua criação;
- Favorecer e garantir o protagonismo dos/as Excluídos/as na organização, divulgação e realização do Grito;
- Reunir as Pastorais, Igrejas, Movimentos Sociais e demais entidades afins para organizar uma equipe que anime os Gritos, nas dioceses, cidades, regiões;
- Trabalhar, conjuntamente, a organização do Grito dos/as Excluídos/as com a Assembléia Popular – Mutirão por um Novo Brasil, Consulta Popular e campanhas contra Privatizações, Militarização, Dívida Pública e os TLC´s;
- Incentivar a criatividade para o debate sobre o lema do Grito e Campanha da Fraternidade, promover concursos de redação, gincanas, exposição de fotos, programas de rádio, festivais de música, teatro, poesia, danças, feiras dos/as excluídos/as;
- Para a participação efetiva dos excluídos, as manifestações do Grito devem priorizar a simbologia, a criatividade e a mística.
- As imagens falam mais que textos e discursos. A linguagem simbólica deve ser priorizada a linguagem escrita e discursiva.
- Para o momento do Grito, uma sugestão é para aqueles que farão o evento à noite: acender tochas, danças ao redor do fogo; vigílias; símbolo da luz da tocha - “pobres buscam caminho, vamos iluminar os direitos”.
- O Grito dos Excluídos conta com uma coordenação nacional, coordenações estaduais, e locais e uma secretaria nacional, que está encarregada de facilitar os trabalhos de articulação e animação. Mas com certeza o diferencial é a rede de articuladores(as) voluntários(as) espalhados em todos os estados, que ajuda animar o processo de construção do Grito.

Dica
Para a participação efetiva dos excluídos, as manifestações do Grito devem priorizar a simbologia, a criatividade e a mística. As imagens falam mais que textos e discursos. A linguagem simbólica deve ser priorizada a linguagem escrita e discursiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário