segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ecos do Grito nº 180


ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 180 –                                                                  Outubro/2012
“Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”

Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as!
Continuamos a socialização das noticias que estão chegando à secretaria, dos gritos acontecidos pelo Brasil.

Ecos de Gritos da região NORDESTE – segunda parte

Aracaju/SE: Dia 07/09, às 9h, a concentração do Grito foi na Praça Olimpio Campos, ao lado da Catedral, onde foram realizados vários atos como: apresentações teatrais com a temática da violência contra as mulheres e jovens. Manifestações dos estudantes em defesa da saúde pública, gratuita e de qualidade. Manifestações em defesa da população de rua. Manifestação contra a falta de segurança e combate às drogas e homicídios. Cantorias em defesa da reforma agrária e soberania alimentar.  Manifestação em defesa da saúde pública de qualidade, etc.. Realizaram a celebração do Grito. Participaram das atividades cerca de 6 mil pessoas.

Maceió/AL: Dia 07/09, a concentração do Grito foi às 9h, na Praça Sinimbú, com oficinas de cartazes e faixas, além intervenções artísticas e politicas, o bloco do Grito entrou logo após o desfile oficial, na Praia da Avenida, participaram diversas entidades, movimentos, sindicatos e pastorais.  Depoimento de Rosangela Santos, do Movimento Popular de Saúde (Mops): A gente não podia deixar passar em branco esse 7 de setembro e dizer para a sociedade civil, para todos/as os/as trabalhadores/as que esse dia não é uma data civil a ser comemorada, mas é uma data de luta e que ainda falta muito para conquistarmos essa independência e essa liberdade”. Outro depoimento, Maria Inês Marcelino da Rede Educação Cidadã: “ Em todo Brasil esse é um dia de luta, um dia de mostrar nossa indignação com essa sociedade capitalista e gritar por uma sociedade, de fato, democrática, participativa e popular”.

Arapiraca/AL: Dia 07/09, a manifestação do Grito reuniu cerca de 200 pessoas ligadas a diversas, entidades, movimentos e pastorais, iniciaram com a celebração da palavra pelo monsenhor Jose Nete onde acolheu os presentes com a frase: “‘Entrem meus irmãos por que a casa de Deus é casa de todos os revolucionários por que Jesus foi revolucionário como vocês e por causa disso que ele morreu é por isso que estamos aqui para começar a construir o Brasil que queremos, ressaltou o religioso ’’. Ao termino da celebração, saíram em marcha pelas ruas de Arapiraca, gritando palavras de ordem, ao chegar próximo ao desfile oficial a sociedade arapiraquense acolheu com aplausos de apoio ao Grito.  Gritaram por uma Alagoas que garanta aos seus filhos: terra, trabalho, segurança, saúde e educação de qualidade e dignidade.
Palmeira dos Índios/AL:  Dias 05 e 06/09, realizaram a II Plenária do Grito, onde realizaram um estudo da realidade e a temática do grito. Dia  07/09,  a concentração do Grito foi na Praça do chafariz onde as comunidades se encontraram com muita dança, canto, toré do Povo Xukuru Kariri, banda de pífano do Alto do Tamanduá, e acolhidas por lideranças locais após a benção do Bispo Dom Dulcenio,  saíram em caminhada pelas ruas da cidade, cerca de 500 trabalhadores do campo e da cidade dos municípios de Estrela de Alagoas, Igaci, Poço das Trincheiras, Cacimbinhas, São Miguel dos Campos, Capela, Delmiro Gouveia. Ao longo do trajeto entregaram à população carta política da Plenária do grito e da campanha Nacional contra os agrotóxicos à perfeita da cidade. Com muitas faixas, cartazes, bandeiras, simbologia das lutas, apresentações culturais e teatrais. Encerram o ato na Praça São Pedro, onde aconteceu uma celebração ecumênica e  benção de envio às comunidades.

Penedo/AL: Dia  15/09,  foi realizado no convento Santa Maria dos Anjos, o momento formativo referente ao 18º Grito, a Fraternidade Instrumentos da Paz, da JUFRA, promoveu o encontro, onde foram convidados os quatro grupos de jovens da cidade: TLC, Servos de São José, Segue-me e ABJ (Amigos do Bom Jesus), para que juntos pudessem fazer a reflexão do tema do Grito. O estudo se baseou na cartilha preparado pela Equipe do Grito do Vale do Jaguaribe-CE. Durante o Encontro, foram usadas três palavras para fazer a montagem de um mural: Segurança, Saúde e Educação, os grupos utilizaram a criatividade para transferir o que pensavam sobre os temas, mostrando assim o Estado, o País que queriam, ou seja, um Estado a serviço da nação. Com o material do encontro montaram um mural, que será exposto no dia 15/11, na Praça Barão do Penedo, em frente à Câmara e à Prefeitura da cidade, como um sinal do Brasil que nós queremos.


União dos Palmares/AL: Dia 07/09, a Juventude Franciscana, PJMP e Pastoral da Criança, organizaram o Grito. A concentração do Grito foi na Praça Castelo Branco, em frente a Palmarina Cross, local que antes servia par aos desabrigados da última enchente. Foram para a Igreja Matriz onde encerrou-se a caminhada com a Santa Missa, teve a participação das pastorais sociais, movimentos sociais e atingidos pelas enchentes. Dentre as reivindicações, destacou-se em três paradas, a primeira foi em frente ao Batalhão da Polícia Militar, que abordou o tema da violência no município; segunda foi em frente a Pró reitoria da Universidade Estadual de Alagoas, levantando a questão da precarização da educação, e a terceira em frente a Câmara dos Vereadores, onde questionaram o valor do voto e a importância de eleger pessoas comprometidas com as políticas públicas do munícipio. Realizaram apresentações teatrais ressaltam as amarras que estamos presos com a antiga política de coronelismo.

O grito aconteceu ainda nas cidades de: Estrela de Alagoas, Igaci, Poço das Trincheiras, Cacimbinhas, São Miguel dos Campos, Capela, Delmiro Gouveia.


Atenção Articuladores:

Lembramos: Estamos no aguardo das noticias de como foi o Grito na sua cidade, mande fotos, vídeos e materiais que tenham saído na imprensa local até 05 de Novembro de 2012.

**Este material é para construirmos o próximo jornal do Grito com as noticias dos Gritos acontecidos, bem como, o DVD do 18º Grito.

Agende-se
- Dia 13/12/2012 – Reunião de preparação do Encontro Nacional de Articuladores, às 9:30, na secretaria nacional.
- Dia 21/02/2013 - Reunião Coordenação Nacional do 19º  Grito, momento onde iremos decidir o lema, eixos, cartaz e objetivos do Grito:
***Enviem sugestões!! Para que todos possamos participar da construção e decisão do lema do próximo Grito.
- Dias 26 a 28/04/2013 -  15º Encontro Nacional de Articuladores/as do Grito, local São Paulo/SP.
****Organizem suas agendas reservando a data.

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira
facebook – gritodosexcluidos / blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br.













Nenhum comentário:

Postar um comentário