segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ecos do Grito nº 173


ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 173 –                                                                  Setembro/2012

“Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”

Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as!
Iniciamos o repasse das noticias que estão chegando à secretaria, dos gritos acontecidos.
Quem ainda não enviou sua noticia não perca tempo!!

Ecos de Gritos da região SUL

Porto Alegre/RS: Dia 07/09, com a participação expressiva dos movimentos e das pastorais sociais centenas de pessoas saíram em caminhada da Igreja Pão dos Pobres (Av. Praia de Belas) até o Monumento do Expedicionário, ao longo do trajeto foram realizados alguns atos que destacaram a insuficiência do Estado em elaborar e executar politicas públicas que garantam o direito das mulheres, dos jovens, dos trabalhadores, políticas públicas de combate á violência, ao crime organizado à corrupção. Foi destacada também a necessidade do protagonismo político e social dos movimentos populares, mostraram cartazes reivindicando o modelo do Estado hoje, que não cumpre seu papel e não garante os direitos mínimos à população. Palavras de ordem, e cantos mostrando de diversas formas, a necessidade de uma sociedade mais justa e igualitária. Vejam a foto no site: http://especial.caritas.org.br/2012/09/11/caritas-rs-participa-18o-grito-excluidos/ .
Santa Maria/RS: Dia 15/09, a juventude franciscana, realizou um encontro de formação com a temática do 18º Grito, com o enfoque no eixo: “A garantia de direitos” enfatizou a realidade do Estado do Rio Grande do Sul e do País. Eenvolveu a reflexão dos jufristas e de alguns integrantes da Ordem Franciscana Secular-OFS e confeccionaram cartazes para a exposição.  Dia 16/09, a Fraternidade Utopia realizou a celebração da “Missa Crioula gaúcha” em honra a semana farroupilha, no momento de perdão realizou com a Assembleia pela paz, por justiça, por união e garantia de direitos, simbolizamos esse ato com um peão e uma prenda atando na cruz dois lenços simbolizando a paz entre chimangos e maragatos, também neste momento houve a entrada em procissão de nossos cartazes confeccionados pelos jufristas do 3º Grito Dos Excluídos/as em nossa Fraternidade.
o dos/as Excluídos/as, com o enfoque no seguinte eixo: “A garantia de direitos” enfatizando a realidade de nosso Estado e também de nosso País.

Essa atividade envolveu a reflexão dos jufristas e de alguns integrantes da Ordem Franciscana Secular-OFS e também a confecção de cartazes para a exposição. No dia 16 de setembro de 2012, a Fraternidade Utopia realizou a celebração da “Missa Crioula” (missa católica do rito latino apostólico romano, porém adaptada em linguagem, ritmo, estilo e símbolos tradicionalistas gaúchos) em honra a semana farroupilha.

No momento de perdão rezamos com toda a Assembleia pela paz, por justiça, por união e garantia de direitos, simbolizamos esse ato com um peão e uma prenda atando na cruz dois lenços simbolizando a paz entre chimangos e maragatos, também neste momento houve a entrada em procissão de nossos cartazes confeccionados pelos jufristas do 3º Grito Dos Excluídos/as em nossa Fraternidade.

Curitiba/PR:  Dia 07/09, com a participação de cerca de 1000 pessoas, das pastorais,  movimentos sociais e moradores das comunidades próximas, se concentraram na Comunidade São Luiz, onde aconteceu a abertura do Grito, saíram em caminhada pelas ruas, onde foram realizados vários atos temáticos. O 1º através da poesia, fez uma memória histórica dos 19 anos do grito. O 2º ato fez uma abordagem sobre o extermínio de jovens nas periferias. O 3º ato destacou a luta e os direitos da Reforma Agrária e soberania alimentar. O 4º ato foi uma reivindicação à saúde pública e de qualidade. O 5º ato destacou a luta das comunidades de famílias migrantes e os direitos de cidadania e dignidade humana dos imigrantes. O 6º ato se realizou através de uma partida de futebol, na qual um dos times representa o POVO e o outro o ESTADO. Encerraram o Grito com uma celebração no Campo Cerrado e ao final foi servido um almoço para os participantes. Dentre os gritos, trazemos o do Padre Antonio Fabris/Pastorais Sociais, disse que “a importância do Estado, e a responsabilidade que o Estado tem perante o povo; e ainda a Sra. Vera Lucia Soares Peres, presidente da associação de moradores 23 de agosto, disse: “quando começa a luta pela moradia a gente luta também pela saúde, educação, saneamento básico, contra as drogas, estamos vendo a juventude morrer e ninguém faz nada para isso”.
Fotos:curitibahttps://skydrive.live.com/?cid=e6730a3affce09e2&id=E6730A3AFFCE09E2%211327&Bsrc=SkyMail&Bpub=SDX.SkyDrive&sc=Photos.

Alto Paraná/PR: Dia 15/09, realizou o Grito dos Excluidos.

Apucarana/PR: Dia 07/09, o bloco do Grito dos excluidos, participou do desfile oficial da cidade, com participação, animação, carregando nas mãos cartazes com as reivindicações: “Nosso Grito é pelos direitos de tantos seres humanos desrespeitados”; “Nosso grito é de anúncio pela sede de solidariedade, justiça e paz que nos une”.

Foz do Iguaçu/PR: Dia 07/09, o Grito aconteceu após a Missa na Paróquia São Paulo, saíram em caminhada pela avenida principal, mostrar a sociedade a necessidade do envolvimento de todos na luta consciente por uma sociedade justa e emancipatório.  Veja o vídeo: http://g1.globo.com/videos/parana/paranatv-1edicao/t/foz-do-iguacu/v/integrantes-do-grito-dos-excluidos-fazem-caminhada-em-foz/2128007/


Atenção Articuladores:

Atenção:- O site do grito está atualizado com todas as noticias, materiais (jornais, cartazes, ecos do grito e histórico atualizado).

Lembramos: Estamos no aguardo das noticias de como foi o Grito na sua cidade, mande fotos, vídeos e materiais que tenham saído na imprensa local.
Este material é para construirmos o próximo jornal do Grito com as noticias dos Grito s acontecidos, bem como,  o DVD do 18º Grito.

Fique por dentro:

O Grito dos/as Excluídos/as, está com endereço nas redes sociais: facebook – gritodosexcluidos e blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br, além do site – www.gritodosexcluidos.org. Utilizem deixem suas mensagens.

Agende-se

23 e 24/10 – Plenária Nacional da Assembleia Popular/SP.
25/10 – Reunião da Coordenação Nacional do Grito/SP

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira




Nenhum comentário:

Postar um comentário