quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ecos do Grito nº 178


ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 178 –                                                                  Outubro/2012

“Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”
Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as!
Continuamos a socialização das noticias que estão chegando à secretaria, dos gritos acontecidos pelo Brasil.

Ecos de Gritos da região SUDESTE – terceira parte

Belo Horizonte/MG: Dia 07/09, a concentração do Grito teve inicio às 8h30 na Praça da Estação,  e às 10h, cerca de 3,5 mil pessoas seguiram em caminhada pela Rua Guaicurus, Avenida Santos Dumont e Rua dos Caetés, ao longo do trajeto fizeram vários atos em defesa da Educação e Cultura Popular, da Reforma Política, da Reforma Urbana e, em favor da luta dos artistas circenses por seu direito à circulação com segurança, saúde, educação. Também foram feitas manifestações contra a criminalização da pobreza, contra as privatizações e as grandes obras, e, atos contra a violência sobre a mulher e o extermínio de jovens. A manifestação foi encerrada na Praça Sete, onde teve apresentações culturais e gritaram para lembrar ao governo que os excluídos têm sua vez e sua voz na sociedade.

Itabira–Coronel Fabriciano/MG: Dia 07/09, o grito na cidade acontece há 14 anos. Cinco paróquias urbanas realizaram celebrações com a temática do Grito. Já duas paróquias (Santo Antonio-bairro Gabiroba e Nossa Senhora da Conceição Aparecida-bairro João XXIII), realizaram passeatas e levantaram questões relacionadas a segurança pública, paz no trânsito, violência contra a mulher e o idoso, abuso sexual e extermínio de crianças, jovens e adolescentes. No final da caminhada, houve missa onde foi contextualizado a temática do grito e conclamando as pessoas a refletirem e irem em busca dos seus direitos.

Itambacuri/MG: Dia 07/09, a concentração do Grito foi na Praça Dr. João Antonio em frente à igreja Sagrado Coração de Jesus, fizeram panfletagem explicando para a população o que é o Grito, logo após fizeram uma caminhada, todos vestidos de preto, soltando o grito por direitos iguais na cidade e no país. Terminaram com uma celebração muito bonita na mesma praça. Tiveram participação forte da juventude.

Ipatinga/MG: Dia 07/09, às 7h30 à concentração foi na Praça Três Poderes/Praça da Prefeitura, cerca de 2 mil pessoas participaram do Grito, iniciaram o Grito com uma mística, saíram em caminhada, com realizaram paradas ao longo do percurso,  os direitos que o Estado deve garantir: Educação, Saúde, Terra, Moradia e Saneamento Básico, Trabalho, Igualdade, Cultura, Lazer e Transporte, Alimentação, Acessibilidade, Comunicação, Gestão Pública Transparente, Preservação Ambiental e Livre manifestação. Encerraram a caminhada no Parque Ipanema.

Juiz de Fora/MG:  Dia 07/09, a concentração do Grito foi na Av. Independência, saíram em caminhada pela Av. Rio Branco, encerrando na Praça Riachuelo, onde ao longo da caminhada cobraram as autoridades o cumprimento dos direitos fundamentais. Depoimento de Watuíra Antônio, Presidente da CUT da Zona da Mata: “O ato foi uma oportunidade de sermos ouvidos, de reivindicarmos nossos direitos e também uma forma da sociedade nos enxergar. Se não gritarmos e batermos no Governo, ele não se mexe pra garantir o que é nosso por direito”.

Montes Claros/MG: Dia 07/09, a concentração do Grito teve início às 7h, onde contou com a participação de fiéis de 22 paróquias, quase paróquias e comunidades eclesiais de base, militantes de movimentos sociais, agentes pastorais e evangélicos da igreja anglicana. Iniciaram com momento místico ecumênico, onde lembraram as vitimas dos quase 100 assassinatos, ocorridos apenas em 2012, no município,  fizeram a partilha do café da manhã, em frente a Igreja-Mãe da Arquidiocese de Montes Claros. Às 9h, já observados pela polícia, os manifestantes cantaram e dançaram, empunharam faixas de protesto, desceram da Praça da Catedral para a Rua Dom Pedro II, por onde caminharam até a esquina com a Avenida Afonso Pena, viraram à esquerda na Rua Pe. Augusto, ultrapassaram a Av. Coronel Prates, desceram pela Rua Reginaldo Ribeiro ruma à Av. Dep. Esteves Rodrigues, passaram pelo Desfile Oficial da Independência, mesmo perseguidos e intimados pela polícia, o Grito percorreu toda a avenida, até perto da Prefeitura, onde foram dispersados com bombas pela polícia que mais uma vez impediu o bloco do Grito de se manifestar.

Ribeirão das Neves/MG: Dia 07/09, às 9h, concentração do Grito foi em frente à Cidade dos Meninos, saíram em caminhada pelas ruas da cidade.

Santa Maria de Itabira/MG: Dia 07/09, aconteceu pela 1ª vez o grito na cidade. Lideranças de movimentos, pastorais, organismos e serviços, Ongs,  se reuniram na localidade denominada “Morro Escuro”, ameaçada de desaparecer devido futura exploração de minérios e consequente expulsão da população tradicional do lugar, que realizou uma manifestação pacífica em defesa de melhor qualidade de vida e exploração racional aliada a preservação do eco sistema local.

São João Del Rei/MG: Dia 07/09, às 9h, a concentração do Grito aconteceu na Praça da Estação Ferroviária. Realizaram uma caminhada pelas ruas da cidade e uma panfletagem após o desfile oficial, questionando "Independência ou Monopólio”.

Teófilo Otoni/MG: Dia 07/09, às 9h, concentração do Grito na Av. Luis Boali, em frente ao Supermercado Araújo. Contudo por problemas, foi cancelado a atividade..

Atenção Articuladores:

Atenção:- O site do grito está atualizado com todas as notícias, materiais (jornais, cartazes, ecos do grito e histórico atualizado).

Lembramos: Estamos no aguardo das noticias de como foi o Grito na sua cidade, mande fotos, vídeos e materiais que tenham saído na imprensa local até 15 de Outubro de 2012
Este material é para construirmos o próximo jornal do Grito com as noticias dos Gritos acontecidos, bem como,  o DVD do 18º Grito.

Fique por dentro

Atenção!!
23 e 24/10 – A Plenária Nacional da Assembleia Popular que estaria agendada para esta data foi adiada para 2013.

Agende-se

25/10 – Reunião da Coordenação Nacional do Grito/SP

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira
facebook – gritodosexcluidos / blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br.










Nenhum comentário:

Postar um comentário