quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ecos do Grito nº 177


ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 177 –                                                                  Outubro/2012

“Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”

Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as!
Continuamos a socialização das noticias que estão chegando à secretaria, dos gritos acontecidos pelo Brasil.

Ecos de Gritos da região SUDESTE – segunda parte

São Paulo/SP-Av. Paulista: Dia 07/09, a partir das 9h, concentração do Grito foi na Praça Osvaldo Cruz. Cerca de 5 mil pessoas, saíram em caminhada em direção ao Parque do Ibirapuera com forte e ampla participação dos movimentos populares de moradia e movimentos sociais ao longo da caminhada fizeram atos contra a especulação imobiliária em SP, atos em defesa da soberania popular e defesa do Estado Democrático e independente. E distribuíram cerca de 10 mil cartas abertas a população. O encerramento foi no parque do Ibirapuera.

São Paulo/SP- Sé: Dia 07/09, o Grito iniciou com celebração na Catedral da Sé, às 8h, após nas escadarias da catedral, realizaram uma mística com danças dos índios Pankarau e encenações onde foram denunciadas diversas injustiças sociais, como a falta de moradia e como o Estado que atua excluindo as pessoas mais necessitadas, favorecendo a grupos e interesses. Às 10h, saíram em caminhada rumo ao Parque da Independência no Ipiranga. Cerca de 800 pessoas de diversos movimentos e entidades participaram, dentre elas a juventude franciscana.

Aparecida/SP: Dia 07/09, as atividades começaram por volta das 6h, concentração da 25ª Romaria dos Trabalhadores, no porto de Itaguaçu, com o lema “Mãe, 25 anos semeando saúde, moradia e trabalho digno!”, de onde saiu à caminhada. Das 9h20 às 10h, aconteceu o Grito, no pátio da Basílica. Cantamos o hino nacional e o microfone ficou aberto para o povo fazer ecoar os vários gritos por direitos à saúde, educação, direitos dos cadeirantes, transporte. Onde a cada grito foram cantados os refrões: Saúde é direito do cidadão queremos que seja publica, não à privatização; Educação é direito do cidadão queremos que seja publica, não à privatização; Energia é direito do cidadão queremos que seja publica, não à privatização. Na sequencia feito o momento da denúncia, onde as mãos como simbologia diziam Basta: Corrupção e impunidade; Indiferença e Competição; Latifúndio; Superávit Primário; Dívidas externa e interna;  Migração Forçada; Violência, desemprego, guerra; Não ao Novo Código Florestal; Deste modelo Econômico. Outro momento forte foi o diálogo entre os bonecos: Brasil economia que cresce, mas não distribui a renda e a riqueza; Brasil é a 5ª economia do mundo e o 84º país no IDH; Brasil a 5ª economia do mundo e o 4º País mais desigual da América Latina e Caribe; Brasil uma economia que cresce, mas devora e destrói o meio ambiente; O povo bastante animado gritou: Basta de corrupção e impunidade; Basta de latifúndio e agrotóxicos. E passou para o momento de anúncio o que Queremos:  Punição, Ética, transparência,  Solidariedade e compromisso; Reforma Agrária; Prioridades às Políticas Sociais; Auditoria Pública das dívidas;  Cidadania Universal; Justiça, Trabalho, Soberania e Integração dos Povos; A Vida Em Primeiro Lugar. Os bonecos retomam as falas: Queremos mais que democracia representativa, Queremos participação; Queremos mais do que políticas assistenciais – Queremos politicas públicas; Queremos direitos garantidos – Saúde, Educação, Transporte. Queremos Justiça!; Encerramos com o Hino do Grito e a bandeira do Brasil passou pela mão das pessoas. Todos foram convidados para dentro do Santuário, onde aconteceu a celebração da 25ª Romaria dos Trabalhadores que encerraram as atividades do Grito e da Romaria em Aparecida.

Americana e Nova Odessa/SP: Dia 07/09, o Grito aconteceu no bairro Antônio Zanaga em Americana, estavam presentes em torno de 150 pessoas, as quais eram membros  de sindicatos, movimento estudantil, MST, entidades, Pastoral da Juventude, CEB's, religiosos (entre padres e irmãs), cidadãos e cidadãs. Pautados no tema "Queremos um Estado a Serviço da Nação, que garanta direitos a toda a população", saíram em caminhada pelas ruas do bairro reivindicando direitos e denunciando as injustiças sociais das atuais administrações públicas das duas cidades, dentre os quais foram destacados a calamidade do transporte público coletivo, a deficiência do sistema de saúde (hospital municipal) e o faturamento com as grandes construções de praças realizadas em Americana, o MST distribuiu para o população, as hortaliças produzidas pelo assentamento, como forma de divulgar os benefícios da Reforma Agrária e também para alertá-la a respeito da atual situação sobre o pedido de reintegração de posse da Usina Ester, empresa que diz ser a proprietária das terras utilizadas pelo atual assentamento - Milton Santos. 
Araraquara/SP: Dia 07/09, realizaram o Grito no Anfiteatro do Colégio Externato Santa Terezinha, das 8h às 12h, iniciaram com um café da manhã, e um debate sobre Saúde Pública o sistema único de saúde (SUS) x Santa Casa (funcionamento, dificuldades, propostas e soluções), e Como anda a política da saúde pública nos dias de hoje, Saúde Pública na Pastoral da Criança e Igreja x Saúde uma visão da Campanha da Fraternidade, abriu-se a palavra para os participantes e encerram o debate.
Bertioga/SP: Dia 07/09, aconteceu o Grito na cidade pela 1ª vez, centralizando as manifestações na questão da moradia.

Campinas/SP: Dia 07/09, foram realizados vários atos em defesa da saúde pública gratuita, contra a corrupção, contra a violência e a privatização da água, defesa das mulheres e dos jovens. Também foram realizadas apresentações culturais. A população participou ativamente com cerca de 2500 pessoas encerraram o momento do grito com uma grande ciranda na Praça. Durante a semana da Pátria aconteceu o Grito das Crianças que reivindicaram Vida em primeiro lugar. Realizaram uma celebração com os religiosos e religiosas.

Indaiatuba/SP: Dia 07/09, o Grito aconteceu na cidade, que teve a participação ativa da criançada, que gritaram contra a especulação imobiliária, chega de corrupção, inclusive com a animação da atividade.

Santa Bárbara D´Oeste/SP: De 03 a 06/09, aconteceu as atividades da Semana Social, na Paróquia Imaculada Conceição, com a participação de cerca de 300 pessoas. Dia 03, aconteceu a abertura da 5ª Semana Social Brasileira com o tema: "Estado para que e para quem?"; Dia 04,  debate do Tema: "Doutrina social da Igreja e o mundo da Política"; Dia 05, aconteceu a  Celebração eucarística com o tema: "Família, 1º Núcleo da Sociedade do bem viver e conviver".  Dia 06, teve o Debate político com os candidatos a prefeito de Santa Bárbara D´oeste, neste dia com participação de cerca de 200 pessoas.

Atenção Articuladores:

Atenção:- O site do grito está atualizado com todas as notícias, materiais (jornais, cartazes, ecos do grito e histórico atualizado).

Lembramos: Estamos no aguardo das noticias de como foi o Grito na sua cidade, mande fotos, vídeos e materiais que tenham saído na imprensa local até 15 de Outubro de 2012
Este material é para construirmos o próximo jornal do Grito com as noticias dos Gritos acontecidos, bem como,  o DVD do 18º Grito.

Agende-se

25/10 – Reunião da Coordenação Nacional do Grito/SP

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira
facebook – gritodosexcluidos / blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário