quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Ecos do Grito nº 196

ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 196 – Setembro/2013

“Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular!”

Olá companheirada! Animadores/as do Grito dos/as Excluídos/as pelo Brasil!
Repassamos as informações e programações que estão chegando. Setembro está aí!! E as atividades da semana da pátria já se iniciam.

Ecos de Gritos

Joinville/SC: Dia 01/09, aconteceu reunião preparação do Grito, com a presença de várias Entidades, onde decidiram fazer um panfleto com suas pautas.

Campo Mourão/PR: Dia 07/09, este ano estão organizando pela 1º vez o Grito dos/as Excluidos/as na cidade.

Registro/SP: A Diocese de Registro/SP este ano optou por realizar um abaixo assinado em todas Paróquias como forma de denunciar a omissão do Estado em relação às Comunidades Tradicionais da região, a construção de barragens no Rio Ribeira de Iguape para aumentar a produção de alumínio; falta de politicas públicas como forma de esvaziar o território e leis ambientais restritivas para os moradores plantar, colher, as leis ambientais restritivas,  mas não é crime minerar e construir barragens. será encaminhado à Presidenta Dilma Rousseff, ao Governador Geraldo Alckmin e demais ministérios e secretarias responsáveis pelos Povos Tradicionais.

Guarulhos/SP: Dia 07/09 às 8h, concentração na Pça Getúlio Vargas.

Montes Claros/MG: O Grito na cidade tem inicio em 07/09 de 1993, com o tema da Campanha da Fraternidade, “Moradia”, antes mesmo de nascer nacionalmente, um casal de missionários incentiva essa manifestação local no bairro Major Prates, hoje um dos maiores bairros  da cidade. De 1993 para 2013, de lá pra cá muita coisa mudou. Somos agora seres urbanizados. O país vai sediar uma copa do mundo milionária e olimpíadas mesmo sem ter estrutura. O espirito jovem precisa logo decidir se ele quer pão, circo ou VIDA EM PRIMEIRO LUGAR.

Uberaba/MG: Dia 07/09, às 15h, concentração do Grito na Praça Manoel Terra, onde acontece diversas atividades, entre palestras, apresentações artísticas e musicais. Terão dois momentos, a 1ª fala será A Boa Nova e o Grito da Juventude, fazendo alusão à Jornada Mundial da Juventude que teve no Rio de Janeiro, a 2ª será dedicada ao tema a democracia participativa, a 3ª temática será lido a Carta do Sertão, texto produzido durante a 5ª Semana Social Brasileira. Às 17h, o encerramento do Grito será com celebração ecumênica, com a participação de religiosos católicos, evangélicos, umbandistas, um cacique indígena, entre outros.

Gandu/BA: Dia 07/09, às 7h, concentração na Praça do Birreiro, saída em caminhada pelas ruas da cidade, fazendo várias paradas reivindicatórias:  nossos direitos – Desemprego – Exclusão social – Violência contra a mulher – município e saúde pública – liberdade de expressão – meio ambiente – segurança pública – educação – Extermínio de jovens – reducação da maior idade – respeito ao deficiente – juventude e projeto popular – politicas públicas – não ao aumento na conta de agua – não ao pedágio na BR 101 – centro cultural – juventude que ousa lutar constrói o projeto popular

Aracajú/SE: Dia 04/09, aconteceu a Coletiva de Imprensa, com o Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, para detalhar o movimento, bem como divulgar a programação. Participaram a Coordenação das Pastorais Sociais, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e movimentos sociais. Dia 07/09, às 9h, concentração ao lado da Catedral,Hino Nacional, Apresentações culturais e teatrais; às 10h - Ato Celebrativo e Cultural/Mística; às 11h – Marcha: Roteiro: Rua Santa Luzia, Rua Maruim, Av. Ivo do Prado, Av. Barão de Maruim e Praça da Bandeira; 13h – Encerramento na Praça da Bandeira: Palavra de Encerramento; Cantos: “Ordem e Progresso”,  “Juventude que ousa lutar /  Constrói o projeto popular”; “Vida em primeiro lugar”

Palmeira dos Índios/Al:  De 04 e 06/09, está acontecendo plenárias. Dia 4/09, o tema foi “Os Movimentos Sociais na contemporaneidade e construção de um Projeto Popular de Estado. Tarde, tema: “Qual o Estado que temos e o Estado que queremos?”. Dia 05/09, manhã: “Construção de pauta de reivindicações e Campanhas permanentes - Demarcação do território indígena - Confecção de cartazes - Criação da comissão de diálogo com a gestão”. Tarde, encaminhamentos para a Marcha dos Excluídos/as, jantar, filme: “Batismo de Sangue”. Dia 06/09, “Marcha dos Excluídos”,  08h, concentração na Paróquia de São Sebastião, 08h30 - celebração dos mártires da caminhada e envio (Paróquia de São Sebastião), 09h – Marcha e ato dos excluídos pelas ruas da cidade de Palmeira dos Índios; trajeto: Igreja Matriz de São Sebastião – Rua Antero Amorim, Rua Francisco Moura, Avenida Gov. Muniz Falcão, Colégio Estadual Humberto Mendes – 1ª parada, Rua Antônio Matias, Posto Padre Cícero – 2º parada, Praça Moreno Brandão – 3º parada, Rua José e Maria Passos, Rua Floriano Peixoto, Praça da Independência – 4ª parada.

Recife/PE: Está em contagem regressiva, dia 07 às 9h, concentração na Pça Osvaldo Cruz.

Pesqueira/PE: Dia 05/09, às 19h, concentração do Grito na Escola Estadual professor Arruda Marinho, apresentação cultural, caminhada com símbolos, faixas, Cruz (que peregrinou com os jovens pela Diocese de Pesqueira). 1ª parada, no Convento dos franciscanos Depoimento da Pastoral Carcerária, de um Agente de Saúde, Coreografia da Oração de São Francisco ; 2ª parada, na Cáritas Diocesana de Pesqueira, fala de Neilda e em seguida pedido de perdão; 3ª parada, na Catedral de Santa Águeda, Proclamação da Palavra Mateus 25, 31-46 (por uma jovem e um jovem), Fala do Setor Juventude sobre o lema do grito, depoimentos da Pastoral da Sobriedade, apresentação cultural. Terminarão na Câmara dos Vereadores, falas, preces (dois jovens da Paróquia Cristo Rei), Bênção de Deus, apresentação dos Quilombolas – dança do Toré – Banda de Música.

Mossoró/RN: Dia 30/08, avaliação do pré-grito da saúde e mobilização, a plenária avaliou como muito positivo, ter conseguido entrar e dialogar como os moradores/as do Bairro Belo Horizonte, depois construíram o calendário da semana para mobilização e divulgação do grito. Dia 02/09: Plenária do Grito. Dia 03/09: Mobilização, Imprensa, Divulgação, Visibilidade; Dia  04/09 - ato em defesa da Chapada do Apodi em Jucurutu, no Acampamento Edivan Pinto e Panfletagem nas escolas; Dia 05/09: Audiência pública sobre resíduos sólidos na Câmara Municipal - Entrevista e divulgação do grito no Ponto Por Ponto - Rádio Rural - Carro de som nos bairros- manhã e tarde- convidando para o grito. Das 17h ás 18h, Plenária final preparação do grito, após preparação da feijoada na ACF. Dia 07/09, às 7h, concentração ao lado do Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini.

Belém/PA: Dia 07/09, às 7h, concentração do Grito, após sairão em caminhada pela cidade com 5 paradas; Extermínio da Juventude;  Precarização do Trabalho e Desemprego;  Democratização  dos Meios de Comunicação e Criminalização da luta por direitos;  Povos Indígenas, terra e território, meio ambiente e direito ao bem viver, grandes projetos na Amazônia;  Defesa do Serviço Público, Não pagamento e Auditagem da divida Pública. Haverá uma panfletagem na Praça da República antes do grito.

Laranjal do Jari/AP: Dia 07/09, às 8h, concentração do Grito,  no Porto da Balsa na Beira, com  música, panelaço e um delicioso café, 9h- Celebração de abertura: histórico dos gritos, explicitação do tema 2013, Brasil e as manifestações, leitura bíblica e motivação para a caminhada. Terão 4 paradas com os temas: Corrupção, Saneamento básico/saúde, educação e meio ambiente, 11h celebração de encerramento com a 'fila do povo' para pronunciamentos livres. 12h momento final do Grito, com hino Nacional e uma partilha com frutas, sucos e comidas típicas.

Mucajaí e Caracaraí/RR: O Grito, acontecerá em três dias, começando dia 06/09, noite, sairão em caminhada da cidade de e Mucajaí,  à noite. Dia 07/09, saída da caminhada da cidade de Iracema até a Cachoeira do Bem Querer, na cidade de em Caracaraí. Dia 08/09, na cidade de Caracaraí, acontece debates e oficinas com a comunidade e parceiros da ação no Bem Querer. O Grito protestará contra construção de usina em Roraima, o objetivo é chamar a atenção da sociedade contra a construção da hidrelétrica no Bem Querer e seus impactos para a sociedade.

Fique por dentro
Estamos aguardando notícias do Grito ai da sua região, cidade ou comunidade para socializar.
Esperamos também nome e telefone do contato para informação no dia 07/09.

Agende-se

Dia 02 a 05/09, Momento Nacional da 5ª SSB-DF
Dia 02 a 05/09, Encontro Nacional do MAB-SP
Dia 07/09, 19º Grito dos/as Excluídos/as
Dia 07/09, 26º Romaria dos/as trabalhadores/as – Aparecida/SP
Dias 14 e 15/09, Plenária Nacional de Movimentos Sociais – SP

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira, Maria Goretti Rodrigues
facebook – gritodosexcluidos / blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br

Um comentário: