segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ecos do Grito nº 195

ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 195 – ESPECIAL COLETIVA DE IMPRENSA                         Agosto/2013

“Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular!”

Olá companheirada! Animadores/as do Grito dos/as Excluídos/as pelo Brasil!
Estamos encaminhando uma noticia síntese da Coletiva Nacional do Grito, ocorrida ontem (30), Agosto, em São Paulo, na Sede da CNBB, Sul     I.

Ecos da Coletiva

Nesta sexta-feira, 30 de agosto, aconteceu a coletiva de imprensa da 19ª edição do Grito dos Excluídos, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Sul I, em São Paulo (SP), onde apresentam o lema e falaram sobre as temáticas que serão destaques nas mobilizações do Grito.

Participaram da coletiva pela 26ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras, Eduardo Paludette, que falou sobre a Romaria que acontece na cidade de Aparecida (SP) em conjunto aos protestos do Grito dos Excluídos, com o lema: “Mãe Aparecida, ajude a libertar a juventude esquecida!”, momento de luta e religiosidade popular, a programação terá inicio às 6h, com concentração no Porto de Itaguassu, saem em caminhada até o Santuário onde participam do momento do Grito às 9h20, e às 10h30, da Celebração da Romaria, onde finalizam as atividades.

Pelo Instituto de Juventude (IPJ) e Pastoral Carcerária, Marcelo Naves, levantou a questão da violência contra os jovens, apresentou alguns dados que estão no Mapa da Violência 2012, onde 89,3% aponta que os jovens são vitimas de algum tipo de violência; entre os encarcerados, 60% tem idade é de 18 a 29 anos, a maioria são negros. Relembrou os massacres Carandiru ocorrido há mais de 21 anos, em São Paulo, Chacinas da Candelaria e Vigário Geral, ocorridos no Rio de Janeiro há mais de 20 anos. É necessário pensar num projeto popular que saia da lógica do Estado punitivo, vingativo e policial.

Pelo Movimento Nacional dos Moradores de Rua, Anderson Lopes Miranda, afirmou que as pessoas vão para as ruas, por ausência de convívio familiar, ao chegar às ruas passam a ser vistos como marginais e são criminalizados. O Poder público por sua vez os abandona e cuida de escondê-los, para não circularem pelos centros urbanos, daí ocorre o processo de limpeza,  higienização e criminalização das pessoas em situação de rua, além dos massacres ocorridos em  São Paulo e em Goiânia. Tem muitos jovens hoje em situação de rua. Irão para as ruas, no 7 de setembro,  gritar por justiça, basta de higienização.

Pela Coordenação Nacional do Grito/Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Liciane Andrioli, apresentou o lema do 19º Grito, “Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular”, o lema conclama a juventude a continuar as manifestações de rua ocorridas em junho, a construir o projeto popular para o Brasil. O Grito organização construída com diversas entidades e que tem uma ação coletiva. O Grito não é apenas o 7 de setembro, é um processo que ocorre durante todo o ano. A coordenação do Grito prepara o Grito em Aparecida, que acontece no dia 07/09, às 9h20 da manhã, junto com as atividades da Romaria dos Trabalhadores. Um dos objetivos do Grito é fortalecer a organização e mobilização popular, fortalecer os pré-gritos, denunciando as injustiças e anunciando as necessidades do projeto popular. O Grito irá acontecer com mais de 1000 cidades/comunidades e nas capitais, com exceção do Tocantis e Acre. O MAB, realizará de 2 a 5/09, o seu encontro nacional, que tem como tema: "Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular", irão participar pessoas impactadas por construções de barragens e finaliza dizendo que o grito é uma ação coletiva chama a juventude a continuar as lutas de junho de 2013.

Pela Comissão 8/Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), Dom Pedro Luiz Stringhini, diz que a igreja/CNBB se sente envolvida com o grito desde a 1ª edição em1995, o Grito dá sentido as comemorações do dia 07/09, a necessário que o grito exista até o dia que não exista mais excluídos. O grito evidencia a exclusão da juventude, dos excluidos a juventude é a faixa etária mais excluída. O grito se enriquece com a presença da juventude.  O Grito e a juventude podem dar um sentido mais objetivo às manifestações que acontecem. A Juventude tem anseios comuns de ter trabalho e não ser excluído na sociedade. Falou do encerramento da 5ª SSB é necessário que o Estado esteja a serviço da nação, o estado concentra a renda na mão dos banqueiros e mercado financeiro, impõe violência e exclusão da juventude, este ciclo vicioso tem que ser quebrado. O Grito irá anunciar um país mais justo, igualitário e real, não um país imaginário. O grito vem incomodar e mostrar que a independência ainda está longe o caminho a percorrer e a ser conquistado exige persistência.

Alexania Rossato, que fez a assessoria de imprensa, pontuou e finalizou que o Grito dos Excluídos é um grande momento para a população brasileira sair às ruas e protestar, fazer suas demandas. Não só a Juventude, mas pessoas de qualquer idade. Queremos animar as pessoas a participarem e darem seu grito também.


Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira, Maria Goretti Rodrigues
facebook – gritodosexcluidos / blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br
ca.


Fique por dentro
Estamos aguardando notícias do Grito ai da sua região, cidade ou comunidade para socializar.
Esperamos também nome e telefone do contato para informação no dia 07/09.

Agende-se

Dia 02 a 05/09, Momento Nacional da 5ª SSB-DF
Dia 02 a 05/09, Encontro Nacional do MAB-SP
Dia 07/09, 19º Grito dos/as Excluídos/as
Dia 07/09, 26º Romaria dos/as trabalhadores/as – Aparecida/SP
Dias 14 e 15/09, Plenária Nacional de Movimentos Sociais – SP

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira, Maria Goretti Rodrigues

facebook – gritodosexcluidos / blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário