segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ecos do Grito nº 194

ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 194 – Agosto/2013

“Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular!”

Olá companheirada! Animadores/as do Grito dos/as Excluídos/as pelo Brasil!
Repassamos as informações e programações que estão chegando. Setembro está aí!! E as atividades da semana da pátria já se iniciam.

Ecos de Gritos

Curitiba/PR: Dia 01/09, às 14h será realizado o Pré Grito, para construção de camisetas, cartazes, faixas. Dia 07/09, às 8h, concentração do grito, na Matriz Santa Terezinha de Lisieux na cidade de Colombo, Acolhida, Café e apresentação do Grito, ao longo da caminhada haverá várias paradas: 1ª parada na Estrada da Ribeira, 978, tema: Educação; 2ª parada na Rua Dulcídio Falavinha, tema: Meio Ambiente; 3ª parada na Rua Mário Guarise, tema: Cultura, grafite com grupo do Sabará; 4ª parada na Rua Verginia Betinardi Dalprá, tema Saúde;  5ª parada na Rua Felício Kania, tema: A juventude quer Viver, mística; 6ª parada na Rua Antônio Francisco Scrok, 39, onde acontece o encerramento do grito.

Itu/SP: Dia 07/09, às 8h30, concentração no centro da cidade.

Jundiaí/SP: Dia 07/09, às 15h, concentração na Catedral Nossa Senhora do Desterro, com missa presidida por Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC), em seguida será realizada uma caminhada até a Praça Floriano Peixoto, onde as atividades prosseguirão no Coreto da Catedral.

Montes Claros/MG: Dia 31/08, às 18h, atividades nos bairros: Alterosa, José Correa Machado, N. Sra das Graças/oficina de Batuque e Cidadania com a Juventude;  Oficina de Batuque e Cidadania, no assentamento Estrela do Norte – Sanharó durante o dia. Dia 03/09, às 18h30, no Salão da Igreja do Independência, Oficina com a Juventude no bairro Independência. Dia 05/09, às 18h30, no São Geraldo, oficina com  a Juventude  cidadania e batuque. Dia 07/09, às 7h, concentração na praça da Catedral, celebração  da vida , denúncia, Partilha e caminhada rumo ao desfile oficial.

Brasília/DF: Dia 03/09, às 19h, exibição do filme COM VANDALISMO, no Centro Cultural de Brasília, 601, norte. Dia 04/09, das 12 às 14h, Oficina de Stencil, na Unb, no ICC Norte. Às 18h, Ensaio da Bateria Furiosa e confecção de faixas e cartazes, na Praça Chico Mendes. Dia 07/09, às 12h, concentração do Grito na Rodoviária.

Brazlândia/DF: Dia 31/08, às 10h, Oficina do Grafite, Praça dos Artesãos.

Planaltina/DF: Dia 01/09, das 10h às 13h, Intervenção artística na feira de Planaltina.

Samambaia/DF: Dia 30/08, às 19h30, Exibição e debate do filme COM VANDALISMO, no Cine Clube Câmbio Negro, QD 421, Paróquia São José Operário. Dia 01/09, às 9h, formação Pública com o Coletivo ArSam; às 16h30, Ensaio Coletivo (hip hop e confecção de materiais).

Taguatinga/DF: Dia 03/09, às 18h, Confecção de faixas e cartazes, na Universidade Católica de Brasília;
19h30, Debate Ocupação das ruas em junho 2013, o que se passou? na Universidade Católica de Brasília.

Mossoró/RN: Dia 30/08, aconteceu o Pré Grito no bairro Belo Horizonte, saíram em caminhada do Bairro Belo Horizonte até o Teatro Dix-Huit Rosado, no  Centro da Cidade, onde realizamos os protestos em frente ao Teatro exigindo do poder municipal e estadual que atenda as reivindicações da população e do governo do estado que atenda as reivindicações dos servidores que vem realizando greves em todas as categorias, a governadora não negocia nem dialoga. No teatro quando tentamos entrar fomos barrados pelos seguranças, policiais disfarçados. Entramos pelo fundo do teatro e expusemos nossas faixas de protesto. Quando chegou a Governadora Rosalba Ciarlini e a Prefeita de Mossoró Claudia Regina com seu aparato policial, não nos receberam, realizamos nosso protesto repudiando a atitude antidemocrática de impedir que o movimento e a população tivesse acesso ao interior do teatro. Dois vereadores que apoiavam o movimento foram impedidos de entrar. Os gritos ao longo do trajeto foram; o  grito pela saúde dos moradores dos Bairros: Belo Horizonte, Lagoa do Mato, Caranaubal, Alto do Xerém e Boa Vista, denunciando o descaso do governo municipal por ter inaugurado o UPA(Unidade de Pronto Atendimento)  em dezembro de 2012 e até o momento não funciona; o grito dos moradores pela falta de água que só vem de 15 em 15 dias nas residências, o grito da classe trabalhadora contra a PL 4330 que ameaça rasgar a CLT e prejudicar aos trabalhadores/as.

Pesqueira/PE: Dia 05/09, às 19h, concentração do Grito na Escola Estadual professor Arruda Marinho, apresentação cultural, caminhada com símbolos, faixas, Cruz (que peregrinou com os jovens pela Diocese de Pesqueira). 1ª parada, no Convento dos franciscanos Depoimento da Pastoral Carcerária, de um Agente de Saúde, Coreografia da Oração de São Francisco ; 2ª parada, na Cáritas Diocesana de Pesqueira, fala de Neilda e em seguida pedido de perdão; 3ª parada, na Catedral de Santa Águeda, Proclamação da Palavra Mateus 25, 31-46 (por uma jovem e um jovem), Fala do Setor Juventude sobre o lema do grito, depoimentos da Pastoral da Sobriedade, apresentação cultural. Terminarão na Câmara dos Vereadores, falas, preces (dois jovens da Paróquia Cristo Rei), Bênção de Deus, apresentação dos Quilombolas – dança do Toré – Banda de Música.


Fique por dentro
Estamos aguardando notícias do Grito ai da sua região, cidade ou comunidade para socializar.
Esperamos também nome e telefone do contato para informação no dia 07/09.

Agende-se

Dia 02 a 05/09, Momento Nacional da 5ª SSB-DF
Dia 02 a 05/09, Encontro Nacional do MAB-SP
Dia 07/09, 19º Grito dos/as Excluídos/as
Dia 07/09, 26º Romaria dos/as trabalhadores/as – Aparecida/SP
Dias 14 e 15/09, Plenária Nacional de Movimentos Sociais – SP

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira, Maria Goretti Rodrigues
facebook – gritodosexcluidos / blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário