quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ecos do Grito nº 183


ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 183 –                                                                  Novembro/2012
“Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”

Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as!
Continuamos a socialização das noticias que estão chegando à secretaria, dos gritos acontecidos pelo Brasil.

Ecos de Gritos da região NORDESTE – quinta parte

Fortaleza/CE: Dia 07/09, a concentração do Grito teve início às 9h30, na Praça do Cearte, entre a Av. Santos Dumont e a Rua Carlos Vasconcelos, iniciaram o momento orante com acolhida e mistica, cerca de 4500 pessoas, sairam em caminhada pelas ruas de acesso à Beira Mar, passaram em frente ao palanque das autoridades no final do desfile oficial, mas as autoridades tinham ido embora. Com alas das temáticas realizaram atos em defesa da moradia, do trabalho e geração de renda, da segurança, alternativas de trabalho, lazer e educação para os jovens, saúde, também ocorreram protestos contra as grandes obras da Copa 2014 que vem desalojando muitas famílias em Fortaleza. Protestos contra o Estado excludente e violento. Reivindicação por um Estado democrático e promotor da Justiça Social. Os jovens e adolescentes, pediram por uma politica de educação mais eficiente, pintaram seus rostos com as cores vermelho, verde, azul, amarelo e branco, que representam os cinco continentes. Houve ampla participação dos movimentos e pastorais sociais, destaque para a participação popular e das comunidades. Depoimentos: Elisa do Nascimento, catequista da paróquia N. S. de Salete: “Meu grito é de indignação. Eu clamo por uma saúde de qualidade”. Rita Cássia Aguiar, agente pastoral, disse: “A comunidade do Barroso está precisando de mais segurança, além de educação e saúde. Essa manifestação é para mostrar que o povo não está de acordo com essa política”.
Maria Clara, estudante, 17 anos, considerou importante esse tipo de mobilização. “Nós devemos ser agentes de mudanças. O povo passivo se constitui na principal arma da corrupção”.

Teresina/PI: Dia 07/09, às 7h, celebração na Praça Rio Branco, onde aconteceu acolhida e mística, leitura e reflexão da realidade sobre temas do Grito deste ano, são eles: onde estão nossos direitos? Estado e saúde pública; drogas: sociedade adoecendo; Violência contra a mulher; Juventudes: Exclusão social e violência. No momento penitencial, as pessoas entram carregando símbolos: Mãe Terra – símbolo: balaio grande com terra e sobre ele o globo; Saúde – símbolo: jaleco ou estetoscópio ou maleta de primeiros socorros; Seca com venda e compra de votos – símbolo: 8 potes com água representando as 8 dioceses que sofrem com a seca; Justiça Social – símbolo: vela ou uma pessoa caracterizada maltrapilha suja, com vestes amassadas, rasgada e tarjetas com palavras: fome, injustiça, preconceito, negação de direitos, violência e outras; Educação – símbolo: professor com faixa escrito greve ou a frase: Mesmo sem Greve a realidade da educação continua GRAVE ou um grupo de 5 pessoas caracterizadas (operário, domestica, professora(o), etc) simbolizando as classes de trabalhadores(as) trazendo uma faixa: Queremos um Estado, que respeite a vida, o trabalho e a cidadania de todas as classes trabalhadoras!. Cada símbolo foi um pedido de perdão.
Após a celebração se concentraram em frente ao Tribunal Regional Eleitoral onde sairam em caminhada para a Av. Frei Serafim, passando pela Av. Marechal Castelo Branco onde caminharam no lado oposto ao desfile oficial. Houve manifestação forte das pastorais e movimentos sociais com ampla participação popular. Realizaram momento de denúncia (O Estado que temos), fizeram uma apresentação com a música o rato roeu, foi apresentada de forma lúdica com pessoas vestidas de ratos usando palavras que indicam a ausência de direitos e reivindicando melhorias nas áreas da segurança, saúde (mulheres, gestantes, crianças, cadeirantes, cegos), educação, saneamento básico, água, energia elétrica, moradores de rua e juventudes. E um protesto contra a corrupção e Uma das bandeiras durante o desfile foi à denúncia feita pela Cáritas Brasileira, sobre a troca de votos por água no interior do estado. E momento de anúncio (o Estado que queremos), com a música Viva o povo brasileiro, usada para representar os direitos e políticas públicas para as mulheres e jovens na perspectiva da segurança e qualidade de vida, o direito á saúde pública e a educação gratuita e de qualidade. No inicio da manifestação a PM não queria deixar o grito passar com 2 carros de som.Depois de muita negociação a avenida foi liberada. A manifestação foi muito forte e bonita com a participação de cerca de aproximadamente 500 pessoas. Depoimento Carlos Humberto Campos, coordenador da cáritas: “Não troque seu voto por Água”. Ele afirma que há denúncias dessa prática em Picos, Oeiras e São Raimundo Nonato. “Esse ano, um dos focos do Grito dos Excluídos é a seca. Um milhão de pessoas no Piauí estão sem água e alimento. Ainda há comunidades que vendem seu voto por água. É uma vergonha”.

São Luis/MA: Dia 07/09, a concentração foi no Largo de São Pedro, bairro Madre de Deus, cerca de 200  pessoas, sendo operários, padres, freiras, jornalistas, sindicalistas, artistas, professores,  militantes de movimentos sociais, partidos políticos e estudantes, por volta das 10h saíram em marcha e entraram na Avenida Vitorino Freire, nas proximidades da rotatória do Bacanga, local onde acontece o desfile oficial. Um destacamento da Policia Militar agrediu e dispersou os manifestantes com bombas lacrimogêneas e spray de pimenta, prenderam o jornalista Ramon Alves e outros militantes, que foram impedidos de exercer o direito de manifestação. Distribuíram um manifesto intitulado Queremos outros quatrocentos! Em contraponto as comemorações de 400 anos de São Luis.
Atenção Articuladores:

Lembramos: Estamos no aguardo das noticias de como foi o Grito na sua cidade, mande fotos, vídeos e materiais que tenham saído na imprensa local até 05 de Novembro de 2012.

**Este material é para construirmos o próximo jornal do Grito com as noticias dos Gritos acontecidos, bem como, o DVD do 18º Grito.

Agende-se
- Dia 13/12/2012 – Reunião de preparação ao Encontro Nacional de Articuladores em 2013, às 9:30, na secretaria nacional.
- Dia 21/02/2013 - Reunião Coordenação Nacional do 19º  Grito, momento onde iremos decidir o lema, eixos, cartaz e objetivos do Grito:
***Enviem sugestões!! Para que todos possamos participar da construção e decisão do lema do próximo Grito, ainda neste ano ou até 14/02/2013.
- Dias 26 a 28/04/2013 -  15º Encontro Nacional de Articuladores/as do Grito, local São Paulo/SP.
****Organizem suas agendas reservando a data.

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira
facebook – gritodosexcluidos / blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário