quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ecos do Grito nº 182


ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 182 –                                                                  Novembro/2012
“Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”

Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as!
Continuamos a socialização das noticias que estão chegando à secretaria, dos gritos acontecidos pelo Brasil.

Ecos de Gritos da região NORDESTE – quarta parte

Natal/RN: As atividades do grito tiveram início no dia 01/09, um debate com a participação dos professores da UFRN, César Sanson e Íris Oliveira, a discussão sobre o tema "Queremos o estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!", realizado no auditório do IFRN Cidade Alta. A partir das 15h, o padre Antônio Murilo de Paiva debateu o "Olhar teológico sobre o Estado". Dia 06/09, das 18h às 21h, na igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim, o Grito dos Excluídos realizou uma celebração com o arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha e o padre Antônio Murilo, pároco da cidade, a seguir teve uma vigília reflexiva, com apresentações de musicais, teatro sobre as questões sociais. Em seguida aconteceu uma encenação sobre o extermínio de jovens, e uma apresentação sobre a história do Grito, fizeram uma homenagem ao Pe. Sabino Gentille, já falecido, que era o responsável pela pastoral operária e homenagearam o ex-arcebispo Dom Antonio Costa. Seguiram-se algumas falas sobre a garantia de direitos. Encerraram as atividades com uma apresentação musical para externar o sentimento de luta. Dia 07/09, o Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Federal promoveu uma marcha em defesa da saúde, a concentração foi na Assembleia Legislativa. O encerramento foi na Praça Cívica, finalizando o desfile do dia da pátria.

Mossoró/RN: Dia 07/09, cerca de 400 pessoas, se concentraram ao lado do Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini, entraram às 08h20 no desfile cívico após os escoteiros. Não permitiram a entrada do carro de som. Animados com megafones, palavras de ordem e muita animação ao toque do grupo pau e lata, batucada feminista, músicas de sonhos e libertação, símbolos, alegria da juventude, nossas bandeiras de lutas, com a presença dos companheiros do MST na a luta pela terra  e dignidade social, a comunidade do Tranquilim com o grito por moradia, o grito dos agricultores familiares de Apodi contra o projeto de morte do agronegócio, o grito contra os agrotóxicos, o grito da juventude, o grito da educação, o grito dos/as comerciários/as contra abertura do comércio aos domingos, o grito contra o desrespeito aos seres humanos, o  grito da cultura, o grito da comunidade do Jucuri, o movimento sindical, movimento de mulheres, movimento dos artistas populares, marcha mundial das mulheres, ACF,CPT, STTRs de Apodi, Fetam, Sindiserpum, Secom, Comem, Gedic, Sindhoteleiros, Sintrahpam e a Pastoral Operária. Ao chegarem em frente ao palanque, pararam e  apresentaram as faixas do grito contendo as reivindicações, realizaram ciranda, protestando pela falta de compromisso dos governos e do estado pelos direitos de cidadania. Continuaram a marcha do grito, sendo impedido o carro de som de entrar no local onde iríamos fazer o encerramento. Outro protesto, repudiando atitude da polícia e da organização da prefeitura. Seguiram na Avenida Alberto Maranhão onde realizaram uma parada em frente às lojas americanas protestando contra o desrespeito aos comerciários/as em abrir no feriado. Encerraram a marcha do Grito na Associação das Comunidades Fraternas, com uma confraternização aos participantes, serviram uma feijoada e música nordestina.
Alguns depoimentos: Rayane Andrade, da equipe de divulgação, disse: “Mas são nosso gritos: O grito por moradia da comunidade do Tranquilim, grito do Jucuri, Grito da Educação, Grito dos Agricultores, dos desempregados, da juventude e o grito das familias de Apodi contra o projeto do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), que ameaça expulsar famílias para beneficiar empresas do agronegócio”. Carlos Antonio da Silva, da organização do Grito disse: “O que queremos é uma sociedade fraterna e igualitária, e este ano estamos questionando o papel do Estado, para que este esteja a serviço das necessidades básicas da população, e não movido pelo lucro e pela acumulação de capital.”

Parelhas/RN: Dia 07/09, a concentração foi na Cooperativa de agricultores familiares do Seridó, onde iniciaram com uma celebração da Palavra e em seguida saíram em caminhada pelas ruas da cidade até o CAIC Mauro Medeiros, onde tiveram apresentações culturais do grupo “Bau Nordestino, grupo de Violões (composto por crianças), participação de dois grupos de catadores de material reciclado de Caicó e da cidade, aconteceu apresentações de peças de teatro. Encerraram a atividade com uma bonita partilha. 

Atenção Articuladores:

Lembramos: Estamos no aguardo das noticias de como foi o Grito na sua cidade, mande fotos, vídeos e materiais que tenham saído na imprensa local até 05 de Novembro de 2012.

**Este material é para construirmos o próximo jornal do Grito com as noticias dos Gritos acontecidos, bem como, o DVD do 18º Grito.

Agende-se
- Dia 13/12/2012 – Reunião de preparação ao Encontro Nacional de Articuladores em 2013, às 9:30, na secretaria nacional.
- Dia 21/02/2013 - Reunião Coordenação Nacional do 19º  Grito, momento onde iremos decidir o lema, eixos, cartaz e objetivos do Grito:
***Enviem sugestões!! Para que todos possamos participar da construção e decisão do lema do próximo Grito, ainda neste ano ou até 14/02/2013.
- Dias 26 a 28/04/2013 -  15º Encontro Nacional de Articuladores/as do Grito, local São Paulo/SP.
****Organizem suas agendas reservando a data.

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira
facebook – gritodosexcluidos / blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário