quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ecos do Grito nº 181


ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 181 –                                                                  Novembro/2012

“Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”

Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as!
Continuamos a socialização das noticias que estão chegando à secretaria, dos gritos acontecidos pelo Brasil.

Ecos de Gritos da região NORDESTE – terceira parte

Recife/PE: Na semana da pátria realizaram pré-gritos, onde expressaram o Grito das Mulheres, O Grito pela saúde, Grito pela educação, Grito contra a criminalização da luta. Dia 07/09, às 9h, concentração do Grito na Praça Osvaldo Cruz, reuniu milhares de pessoas de aproximadamente 25 organizações sociais, pela Av. Conde de Boa Vista. O encerramento foi na Praça do Carmo. O Grito foi muito forte e bonito contou com ampla participação popular, movimentos e pastorais sociais reivindicando: saúde, educação, direito de greve, etc. Foram feitas manifestações contra a corrupção, contra a violência praticada sobre jovens, mulheres e contra a privatização. Também houve ato em defesa do voto consciente. Foi muito significativa a participação de grupos, comunidades, jovens, pastorais sociais. O movimento social participou com muita expressão. Dentre os gritos chamou atenção as carroças dos catadores com cartazes dizendo: “Feirão do Imposto. Tirem a mão do meu bolso!”. Alguns depoimentos: Silvia Dantas do Fórum de Mulheres disse: “ Estamos aqui para reivindicar direitos iguais. Enquanto uma mulher morre vítima de violência, miséria ou fome, estaremos lutando”.Valmir  Assis, do Fórum Dom Hélder Câmara, disse: “O estado se apropria de meios para dizer à sociedade que as lutas são criminosas. Estamos aqui dizendo, há dezoito anos, que ainda não somos independentes”. Estão preparando um seminário do pós grito, para o dia 24/11.


Bom Conselho/PE:  Dia 07/09, foi realizado a Celebração Eucarística na Igreja do Convento, onde os presentes puderam dar o seu grito. O grito na cidade foi realizado pela 3ª vez. A Jufra ajudou no processo de informação e mobilização para o dia do Grito.


Pesqueira/PE: Dia 06/09, às 19h, o grito iniciou com a celebração eucarística, na Catedral de Santa Agueda, onde no ofertório entraram as comunidades dos capoeiristas quilombolas, os índios Xukuru e jovens da comunidade para mostrar a miscigenação. Os jovens da Juventude franciscana entraram com a bandeira do Brasil. Após  toda a comunidade seguiu em caminhada até o bairro do Prado, onde ao longo do trajeto realizaram 4 paradas, a primeira foi em frente a Cáritas Diocesana, aí refletiram o tema “Agua fonte de vida”. Convivência com o semiárido. Na ocasião a coordenadora da Caritas, Neilda Pereira, apresentou a campanha Não Troque seu voto por água, que tem a finalidade de combater a troca de votos por carros pipa, dinheiro e outros benefícios em período de campanha eleitoral. Segunda parada em frente ao Convento dos Franciscanos, com o tema “Vida no Planeta", houve a apresentação de uma coreografia do tema ecológico pela Juventude Franciscana, com o Cântico do Irmão Sol e distribuíram ervas medicinais. A terceira parada foi em frente à escola Estadual Prof. Arruda Marinho, com o tema: Educação para a vida”, violência/trânsito, organizada pela Paróquia Cristo  Rei, os alunos fizeram uma apresentação sobre a educação. A quarta parada ocorreu em frente a capela do hospital, onde o tema foi “Vida e Saúde”, Ecologia, e na parada o Padre Luiz Carlos benzeu as ervas e falou sobre saúde. Os manifestantes foram para a Academia das Cidades, com o tema “Ciranda da Vida”, encontro, partilha e solidariedade,  onde teve a apresentação da dança do Toré com os índios Xukuru, o grupo de capoeira e com os quilombolas. Encerraram o grito com uma benção final, oração do Cristão na Política e partilhando um lanche comunitário.
João Pessoa/PB: o processo de construção do grito começou mais tarde do que em outros anos, mas importante esta metodologia. Dia 06/09, o grito tomou as ruas do centro da cidade, destaque a participação do Povo Tabajara, pois a luta dos trabalhadas se tornou a luta da cidade. O grito contou com a participação de várias caravanas de outras cidades. E a diversidade de grupos e movimentos continua sendo um traço forte, contando com o Movimento LGBT, indígenas, mulheres, ambientalistas, estudantes. E outros, onde reivindicaram os direitos humanos, étnicos, sociais e a liberdade sexual.

Guaraíba/PB: Dia 06/09, realizou uma passeata pelas ruas da cidade.

Campina Grande/PB: Dia 07/09, realizaram apresentações culturais. A pauta é a política de desenvolvimento da cidade, a saúde, e os temas da campanha da fraternidade.

Atenção Articuladores:

Lembramos: Estamos no aguardo das noticias de como foi o Grito na sua cidade, mande fotos, vídeos e materiais que tenham saído na imprensa local até 05 de Novembro de 2012.

**Este material é para construirmos o próximo jornal do Grito com as noticias dos Gritos acontecidos, bem como, o DVD do 18º Grito.

Agende-se
- Dia 13/12/2012 – Reunião de preparação ao Encontro Nacional de Articuladores em 2012, às 9:30, na secretaria nacional.
- Dia 21/02/2013 - Reunião Coordenação Nacional do 19º  Grito, momento onde iremos decidir o lema, eixos, cartaz e objetivos do Grito:
***Enviem sugestões!! Para que todos possamos participar da construção e decisão do lema do próximo Grito, ainda neste ano ou até 15/02/2013.
- Dias 26 a 28/04/2013 -  15º Encontro Nacional de Articuladores/as do Grito, local São Paulo/SP.
****Organizem suas agendas reservando a data.

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira
facebook – gritodosexcluidos / blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário