sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Grito dos Excluídos debate sobre o Estado brasileiro


Mesmo que a maioria das ações do Grito dos Excluídos estejam preparadas para amanhã, dia 7 de setembro, as atividades já iniciaram em diversos estados brasileiros. São atos públicos, romarias, seminários, apresentações de teatro, música e dança organizados por movimentos e pastorais sociais, redes e organizações populares. Nesta 18ª edição do Grito o debate principal é sobre o Estado brasileiro, através do lema: “Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população”.

Com este lema, o Grito dos Excluídos lança em todo o país reflexões sobre o verdadeiro grau de independência do Brasil e sobre os direitos da população sendo dever do Estado, tais como educação, saúde, moradia, entre outros.

Além destes temas, no dia 5, quarta-feira, os moradores de Manaus fizeram uma marcha com faixas e cartazes pautando o acesso à água (que é privatizada na cidade), transporte, o direito dos indígenas excluídos, migração e o fim da violência contra a juventude. Segundo os organizadores, estes são temas que constam na carta de compromissos entregue na semana passada aos candidatos a prefeito.

Já na Paraíba, os atos foram realizados hoje (6) em João Pessoa, Guaraíba e Campina Grande. Na capital, a Assembleia Popular e outras organizações fizeram uma marcha e levantaram os temas da violência de gênero, reforma agrária, soberania alimentar, da Memória, Justiça e Verdade e do Estado, além de debater sobre as políticas públicas, entre elas saúde, educação, moradia, trabalho e segurança. Em Campina Grande, o destaque foi para a política de desenvolvimento da cidade, abordando em especial o tema da saúde levantado pela Campanha da Fraternidade deste ano.

Ainda no nordeste, mas no Rio Grande do Norte, nesta noite haverá vigília, celebração, apresentação de música e teatro sobre os temas sociais levantados pelo Grito dos Excluídos. Umas das encenações previstas aponta os graves casos de extermínio de jovens.

Em Itabuna, na Bahia, as atividades do Grito dos Excluídos começaram na tarde desta quinta feira com a coleta de assinatura em defesa da saúde pública da campanha do Movimento Nacional em defesa da Saúde Pública. Durante as ações do Grito dos Excluídos que acontecem amanhã, haverá a continuidade da coleta de assinatura.

Estas são algumas das atividades que estão acontecendo no país para celebrar o Grito dos Excluídos, uma atividade que envolve 25 estados brasileiros. “Esta é a riqueza do Grito, há quase 20 anos vemos as ações se multiplicarem pelo país afora proporcionando debates de grande importância nacional, como é o debate sobre o Estado Brasileiro”, disse Ari Alberti, da Coordenação Nacional do Grito.

Secretaria do Grito: (11) 2272.0627

Nenhum comentário:

Postar um comentário