sábado, 1 de setembro de 2012

Ecos do Grito nº 168

ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 168 –                                                                  Setembro/2012

“Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”

Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as!
Entramos na Semana da Pátria, e as atividades de esquenta para o 18º Grito dos/as Excluídos/as estão ocorrendo, seminários, feiras, chá na praça, coleta de assinaturas de campanhas diversas etc..
Partilhamos o link da coletiva de Imprensa Nacional que aconteceu dia 30/08, em São Paulo:


Ecos do Grito

Salvador/BA: De 31/08, iniciou a Semana Social Diocesana, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, programação:
- Dia 29/08, às 19h, acontece o debate “O Estado, a organização dos Movimentos Sociais e a A mulher e o Estado”, organizado pelo Sindicado dos Vigilantes, local: Escola Estadual Germano Machado Neto,
- Na sede do projeto Força Feminina, Rua Saldanha da Gama, 19, 1º andar, Pelourinho; realiza a formação “Os gritos do Projeto Força Feminina”
 De 17/08 a 24/08, realizou o debate “O que é Estado e Política”;
Dia 03/09, às 11h, Café temático “postos de saúde do Pelourinho”; das 13 às 16h, Oficina de pintura com os gritos p/ o Grito dos/as Excluídos/as;
Dia 04/09, das 13 às 16h,  Oficina de pintura das faixas para o Grito dos/as Excluídos/as;
Dia 05/09, das 13 às 16h, Formação sobre políticas sociais com a parceria do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social;  
- Dia 16/09, na Praça Aquarius, Pituba e Dia 23/09, no Farol da Barra; sempre das 10 às 14h, acontece a Feirinha de doação de animais, organizada pela Entidade União de Proteção de Animais de Salvador,
- Dia 04/09 às 14h, debate “Ninguém é incorruptível”, organizado pela Pastoral Carcerária, local: Centro Arquidiocesano de Pastorais, Garcia,
- Dia 04/09, das 9 às 12h, acontece o debate “A importância do Grito, do voto e da A 5ª Semana Social, organizado pela Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão “ACOPAMEC”, local: Rua São Mateus, 6,  Mata Escura; 
- Dia 04/09, às 14h, acontece o debate  “Projeto Levanta-te e anda” na luta por uma saúde pública de qualidade e acesso garantido, organizado pelo Grupo Levanta-te e Anda, local:  sede do Projeto, Av. Jequitaia;
- Dia 03 e 04/09, às 19h, acontece o debate “O Estado que temos  e o Estado que queremos”; organizado na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Alto do Peru;
- Dia 06/09, às 9h, acontece o Pré Grito, com o tema: “A regulação que temos e a regulação que queremos”, organizado pela Pastoral da Saúde Arquidiocesana, local: Central de Regulação do Município;
- Dia 06/09, às 16h, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores (Praça Municipal) acontece o encerramento da Semana Social.
- Dia 07/09, acontece o Grito dos Excluídos, logo após o desfile oficial.

Itabuna/BA:   Dia 30/08, às 18h30, aconteceu reunião de preparação do Grito na sala do Cursilho na Catedral.
Aracajú/SE: Dia 04/09, a partir das 08h, acontece a Coletiva do Grito, na Cúria Metropolitana, localizada na Praça Olímpio Campos.
Dia 07/09, à partir das 9h, concentração na Praça Olimpio Campos, ao lado da Catedral, onde acontecerá apresentações e a celebração do Grito, e depois sairão em caminhada até a Avenida Barão de Maruim, onde acontece o 18º Grito.

Fortaleza/CE: Dia 02/09, às 9h, acontece Pré-Grito, na Paróquia São Pedro, Barra do Ceará, sairão da Capela Nossa Senhora das Graças, comunidade do Êxodo, na Rua Alameda Jaime Augusto, S/N em caminhada pelas ruas da Barra do Ceará, o objetivo é protestar contra as grandes obras, chamadas de “megaprojetos”, especialmente as obras da Copa 2014, que só visam o lucro e o capital, como também, denunciar a exploração sexual de crianças e adolescente na região da Barra do Ceará.

Teresina/PI: Dia 05/09, às 9h, acontece uma Rádio Calçada, na Praça da Bandeira/ Praça Rio Branco, no centro da cidade, terá momentos de Mística, com leitura e reflexão da realidade, discussão, em que os participantes irão refletir sobre temas escolhidos para dá ênfase ao Grito deste ano, são eles: onde estão nossos direitos? Estado e saúde pública; drogas: sociedade adoecendo; Violência contra a mulher; Juventudes: Exclusão social e violência. Dia 07/09, às 7h,  concentração para celebração do Grito, será explanando um pouco sobre o que é o Grito, seu tema e suas motivações. No momento penitencial, as pessoas entrarão carregando símbolos: Mãe Terra:  balaio grande com terra e sobre ele o globo; Saúde: jaleco ou estetoscópio ou maleta de primeiros socorros; Seca com venda e compra de votos: 8 potes com água representando as 8 dioceses que sofrem com a seca; Justiça Social: vela ou uma pessoa caracterizada maltrapilha suja, com vestes amassadas, rasgada e tarjetas com palavras: fome, injustiça, preconceito, negação de direitos, violência e outras; Educação: professor com faixa escrito greve ou a frase: Mesmo sem Greve a realidade da educação continua GRAVE ou um grupo de 5 pessoas caracterizadas (operário, domestica, professora(o), e outros simbolizando todas as classes de trabalhadores(as) trazendo uma faixa: Queremos um Estado, que respeite a vida, o trabalho e a cidadania de todas as classes trabalhadoras!.
Durante o momento do desfile oficial haverá um Momento de denúncia (O Estado que temos) e um momento de anúncio (O estado que queremos), onde cantarão a música “O rato roeu” será apresentada de forma lúdica com pessoas vestidas de ratos usando palavras que indicam a ausência de direitos. E na música Viva o Povo Brasileiro será usada para representar os direitos. E ainda acontecerá a caminhada, o bloco do grito, será dividido em blocos: Anuncio e denuncia; Saúde pública (mulheres, gestantes e crianças, cadeirantes, cegos); Moradores de rua; Juventudes.

Porto Alegre/RS: A programação das atividades que antecedem ao Grito, está bem animada:
Dia 27/08, aconteceu o Seminário de rearticulação da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS).
Dia 28/08, aconteceu o ato de lançamento do Comitê Popular pela Memória, Verdade e Justiça, foi um momento de celebração da vida, da esperança, de denúncia das tiranias que o povo brasileiro sofreu.
Dia 07/09, às 9h, concentração do Grito na Praça Pão dos Pobres; às 10 h,  Ato e mística; a Marcha do Grito, será após ao desfile oficial e se encerra no monumento do Expedicionário, onde também fará memória dos que tombaram na luta pela democracia.

Atenção Articuladores:

Atenção -  O site do grito está atualizado com todas as noticias, materiais (jornais, cartazes, ecos do grito e histórico atualizado)

Lembramos: Estamos aguardando o retorno com informações: da data, horário e local do Grito dos Excluidos; nome e telefone da pessoa que terá contato para o dia do Grito; nome/telefone/email da assessoria de imprensa da sua cidade. Com Urgência.

Ribeirão das Neves/MG: Dia 07/09, às 9h, a concentração será em frente a Cidade dos Meninos,  o Grito acontece pela 4º ano. A  chamada é Por  Democracia e Direitos vamos gritar: “Mais saúde, mais  cultura e  educação, Sem Transimão; Sem  cadeião, Sem Corrupção”.

Fique por dentro:
O Grito dos/as Excluídos/as, está com endereço nas redes sociais: facebook – gritodosexcluidos e blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br, além do site – www.gritodosexcluidos.org. Utilizem deixem suas mensagens e como anda a preparação do grito na sua região.

Agende-se
07/09 – Grito dos/as Excluídos/as

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário