segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ecos do Grito nº 191

ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 191 – Agosto/2013

“Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular!”

Olá companheirada! Animadores/as do Grito dos/as Excluídos/as pelo Brasil!
Repassamos as informações e programações que estão chegando. Setembro já se desperta!!

Ecos de Gritos

Cipó e Ribeira do Amparo/BA: Já começaram a preparação do Grito, com muita animação, porque a cada ano nosso movimento cresce.

Gandú /BA: Dia 19/08, aconteceu à primeira reunião de preparação do Grito. Dia 26/08, acontece à próxima reunião do Grito. Dia 07/09, às 7h,  concentração do Grito na Praça Birreiro, saindo em caminhada pelas Ruas do bairro Teotônio Calheiras, Renovação 2, Eliseu Leal, Ponte de Bira, Leonel Ribeiro, Jarde Gandu, Praça do Povo, Praça Simões Filho, Praça São José.

Campina Grande/PB:  Dia 15/08, aconteceu reunião de preparação do Grito. Dia 24/08, será a data da próxima reunião de continuidade aos preparativos do grito. Será momento de reflexão e encaminhamento para o Grito.

Recife/PE: Dia 26/08, às 14h, no MTC, acontece atividade de pré-grito. Debate sobre Reforma Política.

Natal/RN: Dia 24/08, das 8h às 18h, na Escola Estadual Winston Churchill, acontece, o seminário do Fórum Potigar de Lutas e na pauta está as lutas do dia 30/08 e 07/09.

Mossoró/RN: Dia 13/08, reunião preparação do Grito, a pauta foi, seminário de formação do grito, avalição do pré-grito da saúde, Upa Belo Horizonte. Dia 09/08, aconteceu o Pré-Grito em Jucuri, com a participação de 300 pessoas, vindas de 17 comunidades do polo Jucuri, fizeram ocupação da BF pela manhã, as reivindicações foram questão da água potável e de qualidade, existe o poço, mas não existe a distribuição para a população; situação da educação e saúde; construção da estrada do cajueiro que liga as comunidades ao Ceará; por segurança que não existe posto policial; melhoria nas politicas de reforma agrária para as comunidades que se sentem abandonadas. Jucuri. Dia 21/08, aconteceu o Seminário de Formação, onde realizou uma introdução aos objetivos do grito e sobre os outros gritos: Grito Apodi, Grito do Jucuri, Grito da Educação, Grito da Saúde, Grito por Moradia, Grito da Juventude, Grito pela Paz. Fizeram uma análise de conjuntura. Dia 30/08, realizarão atividade conjunta com os movimentos sindicais, mobilização dia nacional de lutas. Dia 07/09, acontecerá o Grito.
Teresina/PI: Dias 05 e 06/09, Seminário Estadual sobre a conjuntura e o papel do Estado e dos governos e marcha pela reforma agrária. DIA 05/09: 08h- Mesa Redonda: A Conjuntura Sócio-política e Econômica Brasileira, o Estado que temos e o que queremos. 10h30 – Mini-plenárias - Temáticas: - A Política Agrícola e uma Justa Reforma Agrária – Local: INCRA; - O Combate à Corrupção – Local: Centro Guadalupe; - Um Projeto de Convivência com o Semiárido – Local: Centro Guadalupe;  - Um Basta à Violência Contra Mulher e a Juventude – Local: Centro Comunitário – Paróquia da Vila Operária; - Transporte e Moradia Urbana- Local: Centro Guadalupe. 14h00 – Continuação das Mini-plenárias para a construção do Documento Propositivo de cada temática; 16h00 – Plenária de apresentação do Documento Propositivo de cada Temática; 18h00 – Encerramento do Seminário; 19h00 às 22h00 – Apresentações Culturais e Sistematização da CARTA DO POVO DO PIAUÍ pela equipe de sistematização. Dia 05/09, Marcha pela reforma agrária, às 05h, Chegada e concentração no INCRA. Dia 06/09, Caminhada em Defesa da Vida, dos Povos, das Terras e das Águas do Piauí, 05h – Concentração e café comunitário no INCRA; 06h – Saída em Marcha pela Cidade.
Pracuuba/AP: Dia 31/08, o Grito será na comunidade do Flexal e reunirá as comunidades de Pracuuba, Cujubim, P.A. Cujubim, Flexal. Após a celebração da manhã, farão uma conversa sobre o tema do grito e sairão em caminhada até o centro comunitário onde acontecerá o momento do Grito.

Amapá/AP: Dia 31/08, à tarde o Grito, contará com a presença de várias entidades como sindicato, associações, igreja católica e espírita. A concentração e saída da caminhada será em frente ao local onde no ano passado foram despejadas dezenas de famílias. O local continua deserto pois quem operou o despejo não mora lá. A chegada será na beira do Rio Amapazinho onde há mais de ano a estrada desmoronou provocando uma cratera que até hoje não foi consertada. Será contemplada a fala do presidente do grêmio estudantil sobre as dificuldades da educação no município, do presidente do STTR Amapá sobre as dificuldades da vida do pequeno agricultor, de pessoas que não se sentem protegidas pelas polícias locais, mas ao contrário ameaçadas e quem quiser trazer seu grito.

Calçoene/AP: Dia 01/09,  as atividades do grito terão inicio na celebração da Missa local.

Fique por dentro
Estamos aguardando notícias do Grito ai da sua região, cidade ou comunidade para socializar.
Esperamos também nome e telefone do contado para informação no dia 07/09.

Agende-se

Dia 30/08, 14h, Coletiva Nacional do Grito, na CNBB Sul I-SP.
Dia 02 a 05/09, Momento Nacional da 5ª SSB-DF
Dia 02 a 05/09, Encontro Nacional do MAB-SP
Dia 07/09, 19º Grito dos/as Excluídos/as
Dias 14 e 15/09, Plenária Nacional de Movimentos Sociais - SP

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira, Maria Goretti Rodrigues
facebook – gritodosexcluidos / blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário