terça-feira, 13 de agosto de 2013

Ecos do Grito nº 189

ECOS DO GRITO 
Informativo nº. 189 – Agosto/2013

“Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular!”

Olá companheirada! Animadores/as do Grito dos/as Excluídos/as pelo Brasil!
Repassamos as informações que estão chegando.
É necessário ouvir e atender aos gritos das ruas.

Ecos de Gritos

São Paulo/Sé: As reuniões de preparação estão acontecendo todas as quartas feiras, às 9h, na Sede da Pastoral Operária Metropolitana. Dia 13/08, acontece à reunião da equipe de organização das atividades culturais do grito, às 19h, no espaço do ECLA. Dia 07/09, concentração na Praça da Sé, sairão em caminhada às 10h, até o Monumento do Ipiranga.

Americana e Nova Odessa/SP: O processo de organização do grito está acontecendo com a articulação de diversos sindicatos, pastorais , movimentos, comunidades eclesiais de base entre outros, e farão uma intervenção no desfile oficial da cidade. Dia 08/08, acontece mais uma reunião de preparação.

Dourados/MS: Dia 07/08, o Fórum do Cômite de Defesa Popular da cidade, se reuniu no Auditório do Sindicato dos Bancários, onde debateram o processo de organização e preparação do Grito, realizaram uma avaliação na participação do grito 2012, onde apontaram a dificuldade para encaminhar a programação e organização para o desfile daquele ano e apontaram o desafio para organizar um grande grito neste ano. Saíram com a tarefa de contatarem diversos movimentos e entidade para contribuírem na organização do grito. Definiram para o dia 30/08, uma palestra na Câmara Municipal para debater a temática do grito. Dia 07/09, encerram as atividades com o ato do Grito.

Santa Maria da Vitoria e São Felix do Coribe/BA:  Estão rearticulando o grito nos municípios, e farão um ato unificado entre as duas cidades já que são vizinhas, separadas por um rio, já estão preparando material falando da realidade local. Todo o mês de agosto, farão mobilização e discussões nos grupos, escolas, associações, pastorais, comunidades inclusive rurais, com o material produzido. Programação: Dia 7/09, o Grito, às 8h, concentração em frente ao estádio do Turibão em Santa Maria da Vitória-BA. 

Palmeira dos Índios/AL:  Os preparativos estão a todo vapor os pré-gritos vão potencializar o grito.

Mossoró/RN: Dia 08/08, acontece o Pré-Grito nas comunidades do polo Jucuri, composta por: Jucuri, Pedra Branca, Independência, Vingt-Rosado, PA Barreira Vermelha, comunidade de Barreira Vermelha, PA Santa Rita de Cássia, PA Bela Vista, PA Guarajá, PA São Cristóvão, PA São José I, PA São José II, PA Cabelo de Negro, PA Recreio, PA Solidão e PA Cristais, que vivenciam uma realidade de descaso por parte do poder público local e estadual. A pauta de reivindicação e o porque gritamos: pela criação do Incra na região;  pelo acesso a politica de reforma agrária; pela mobilidade para o inicio da construção da estrada do Cajueiro; pela qualidade no atendimento e respeito às famílias das comunidades rurais por parte do posto de atendimento médico da comunidade de Jucuri; pela melhoria na politica de saúde pública; pelo acesso a segurança nas comunidades rurais; pelo acesso a politica de segurança pública; pelo acesso á água; pela melhoria no serviço de distribuição da água nas comunidades do polo Jucuri. Dia 13/08, próxima Plenária do Grito.

Fique por dentro
Estamos aguardando notícias do Grito ai da sua região, cidade ou comunidade para socializar.


Agende-se
Até dia 23/08, enviarem as programações dos Gritos locais e Nome e telefone de pessoas responsáveis pelos contatos e informações do grito no dia 07 de setembro.
Dia 30/08, Coletiva Nacional do Grito, na CNBB Sul I-SP.


Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira, Maria Goretti Rodrigues
facebook – gritodosexcluidos / blog – www.gritoexcluidos.blogspot.com.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário